RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Corinthians procura autoridades para tentar reverter punição às organizadas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Corinthians busca diálogo com as autoridades para reduzir a punição das torcidas organizadas do Corinthians, que vai até dezembro de 2025. O clube também estuda formas para tornar mais tranquilas as viagens das caravanas de torcedores pelo Brasil.

CORINTHIANS ‘INTERCEDE’ POR ORGANIZADAS

Em abril deste ano, a Federação Paulista de Futebol (FPF) cumpriu a determinação do MPSP e proibiu as organizadas do Timão de usarem faixas, instrumentos e uniformes. A punição é válida para todos os estádios do Estado de São Paulo.

Desde então, o grupo de torcidas uniformizadas vem tentando reverter o quadro, por meio de seus advogados, mas ainda sem sucesso.

Vendo a situação, o departamento jurídico do Corinthians se dispôs a tentar diálogo com as autoridades. No início da semana que vem, o Timão fará contato com o Ministério Público.

A primeira conversa do Corinthians foi com o vice-presidente da FPF, Mauro Silva, na última terça-feira. A sinalização da entidade foi positiva para a agenda, contanto que os órgãos do Governo de São Paulo concedam essa redução da pena.

“A iniciativa é manter contato com esses órgãos no sentido de tentar viabilizar uma diminuição dessa punição, inclusive em termos de ajustamento de condutas, onde a torcida se compromete a não desenvolver mais o comportamento que gerou essa punição”, disse Leonardo Pantaleão, superintendente jurídico do Corinthians, à reportagem.

CUIDADOS COM A TORCIDA FORA DE SP

Neste contexto, o Corinthians também adotou uma nova postura para cuidar da sua torcida em jogos fora de São Paulo. A intenção é evitar os problemas já vividos em outras partidas, como atrasos na entrada e conflitos com forças de segurança.

Por exemplo, para o jogo contra o Fortaleza, no dia 3 de agosto, o clube já está em contato com o Ministério Público do Ceará para agendar uma visita presencial. A ação visa definir previamente os melhores trajetos, horários de chegada e procedimentos de acesso aos estádios.

“A partir de agora, o que o Corinthians está tentando fazer é antecipar o contato com as autoridades locais. Queremos entender qual é a melhor forma da torcida do Corinthians se deslocar, qual é o trajeto que a polícia entende que é mais seguro, o melhor momento para a torcida ingressar no estádio. A ideia é convidar um representante do Ceará para essa reunião, para que possamos juntos alinhar a melhor recepção possível à torcida do Corinthians”, disse Pantaleão.

“A mesma estratégia será repetida no Rio de Janeiro, na partida contra o Botafogo, no próximo dia 26.

Estamos mantendo contato também com os órgãos da segurança pública do Rio para evitar esse tipo de desgaste, porque o Corinthians tem que cuidar das pessoas que vão até lá para prestigiar o jogo.”

LIVIA CAMILLO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS