SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Corinthians deu sequência, na manhã de domingo (22), à sequência de conquistas que estabeleceu nos últimos anos no futebol feminino. Com uma vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, em um estádio de Itaquera lotado, conquistou pela sexta vez o título do Campeonato Brasileiro, a quinta consecutiva.
A equipe alvinegra já havia vencido o jogo de ida por 3 a 1, no Morumbi, e chegou à partida derradeira com boa vantagem. E o favoritismo foi confirmado com gols de Jaque Ribeiro e Carol Nogueira, já no segundo tempo, para delírio dos mais de 44.136 pagantes novo recorde do Brasil no futebol feminino de clubes.
A conquista foi dirigida por Lucas Piccinato, escolhido para substituir o técnico mais vitorioso do clube no futebol das mulheres. Arthur Elias foi alçado à seleção brasileira no ano passado justamente por causa de seu sucesso no Parque São Jorge e liderou a campanha da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris.
Sem Arthur, ainda que tenha um elenco que é a base da seleção, o Corinthians teve uma campanha mais acidentada do que as anteriores. Houve momentos de instabilidade, com desfalques por lesão e por causa de convocações para o time nacional. A equipe ficou em primeiro lugar na fase de classificação, porém teve uma marcante derrota por 7 a 2 para o Cruzeiro.
Nos mata-matas, as dificuldades foram grandes. As quartas de final contra o Bragantino foram definidas com um empate por 1 a 1 e uma suada vitória por 1 a 0. Nas semifinais, após uma vitória de virada por 3 a 1 sobre o arquirrival Palmeiras, a vaga foi assegurada com sofrimento, em derrota por 2 a 1 com pressão nos minutos finais.
Na decisão, enfim, a formação preta e branca voltou a estabelecer seu domínio de maneira firme. Foi claramente superior ao adversário no jogo de ida. Na volta, após um primeiro tempo de poucas oportunidades, demonstrou eficiência nas oportunidades para fazer a festa dos torcedores que foram cedinho ao estádio de Itaquera.
O placar começou a ser construído aos 20 minutos do segundo tempo. Após cruzamento de Yasmim, Vic Albuquerque cabeceou para a pequena área, onde Jaqueline apareceu para novo cabeceio. Já no final, aos 45, em contra-ataque bem armado por Gabi Zanotti, Carol Nogueira avançou até a área e bateu na saída da goleira Carlinha.
Ficha técnica
Corinthians 2 x 0 São Paulo
CORINTHIANS
Nicole, Isabela, Dani Arias (Erika), Mariza e Yasmin (Paulinha); Yaya, Vic Albuquerque e Duda Sampaio (Ju Ferreira); Gabi Portilho (Eudimilla), Jaqueline (Carol Nogueira) e Millene (Gabi Zanotti). Técnico: Lucas Piccinato
SÃO PAULO
Carlinha, Leticia Alves, Kaka, Ana Alice (Jéssica Soares) e Bia Menezes; Duda Serrana, Maressa (Robinha), Aline e Camilinha (Rafa Mineira); Isa (Laryh) e Dudinha (Mariana Santos). Técnico: Thiago Viana
Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Juíza: Daiane Caroline Muniz dos Santos
Assistentes: Fernanda Nandrea Gomes Antunes e Maíra Mastella Moreira
Cartões amarelos: Millene (COR); Maressa (SAO)
Cartão vermelho: Robinha (SAO)
Gols: Jaqueline, aos 17’/2T e Carol Nogueira, aos 44’/2T
Redação / Folhapress