RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

‘Cultura perde parte grande de seu brilho e irreverência’, diz Margareth Menezes sobre morte de Zé Celso

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A ministra da Cultura, Margareth Menezes, lamentou a morte do diretor José Celso Martinez Corrêa, 86 anos, nesta quinta-feira (6), e descreve ele como “um dos dramaturgos mais revolucionários e inovadores do Brasil’.

Zé Celso estava internado em estado grave na UTI do Hospital das Clínicas, após ter 53% do corpo queimado em um incêndio que atingiu o apartamento onde mora, no Paraíso, em São Paulo, na terça (4).

“Dirigiu mais de 40 peças, potencializou o modernismo e fundou o Teatro Oficina. Uma verdadeira referência”, afirma a ministra, em nota enviada à coluna.

“Mais do que artista, foi um árduo defensor da democracia: usou o teatro para exaltar a liberdade e afrontar os arbítrios da ditadura militar. Com a sua partida, a cultura brasileira perde parte grande de seu brilho e irreverência. Zé Celso, presente!”, segue.

Atores e dramaturgos brasileiros lamentaram a morte do diretor brasileiro. Gilberto Gil, que viveu ao lado do diretor o movimento do tropicalismo brasileiro, afirmou que Zé Celso deixa um legado eterno para o país. “Nossos sentimentos a familiares, amigos e admiradores”, escreveu.

Outras três pessoas ficaram feridas no incêndio no apartamento de Zé Celso. O marido dele, o ator Marcelo Drummond, inalou monóxido de carbono e teve que ficar em observação. Também se machucaram os atores Victor Rosa e Ricardo Bittencourt.

Zé Celso e Marcelo se casaram há exatamente um mês, no dia 6 de julho, em uma grande celebração no Teatro Oficina, com apresentações de Marina Lima e Daniela Mercury.

MÔNICA BERGAMO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS