RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Curadora da próxima edição da Bienal de Veneza, Koyo Kouoh morre aos 57 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A curadora Koyo Kouoh, primeira mulher africana escolhida para dirigir a Bienal de Veneza, que será realizada em 2026, morreu aos 57 anos. O museu Zeitz Mocaa, na Cidade do Cabo, onde era diretora executiva e curadora-chefe, afirmou que a morte foi repentina, sem divulgar detalhes sobre a causa.

Nascida em Camarões, em 1967, e criada na Suíça, Kouoh era uma figura central na arte contemporânea africana.

“Nas últimas duas décadas, Kouoh tornou-se uma das mais proeminentes curadoras e gestoras de arte da África através de uma combinação de comportamento descontraído, olhar aguçado, dom para idiomas e um interesse por todos os aspectos das artes”, escreveu o jornal The New York Times em outra ocasião.

Em 2007 e 2012, Kouoh integrou as equipes curatoriais das edições 12 e 13 da Documenta, em Kassel, na Alemanha. Ela também participou do comitê responsável por escolher o polonês Adam Szymczyk como diretor artístico da Documenta 14.

Entre 2013 e 2017, foi curadora do programa educacional e artístico da Feira 1-54 de Arte Africana Contemporânea. Desde 2009, atuava como diretora artística e cofundadora do centro de arte Raw Material Company, em Dakar, capital do Senegal.

A suíço-camaronesa venceu, em 2020, o Grand Prix Meret Oppenheim, o maior prêmio suíço do mundo das artes e vivia alternadamente na Cidade do Cabo, na África do Sul, em Dakar e na cidade de Basileia, na Suíça.

A Bienal de Veneza expressou profunda tristeza pela morte de Koyo Kouoh, destacando seu papel crucial na Bienal de 2026 e oferecendo condolências à sua família e amigos.

De acordo com a instituição, Kouoh foi nomeada em dezembro de 2024 e trabalhava com paixão, rigor intelectual e visão na concepção e desenvolvimento da 61ª edição da mostra. A apresentação do título e do tema da exposição estava prevista para acontecer em Veneza, no próximo dia 20 de maio.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS