SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Depois de conquistar sua quarta medalha olímpica ao ficar em segundo lugar na final individual da ginástica artística nos Jogos Olímpicos de Paris, Rebeca Andrade fez questão de agradecer seu treinador, Chico Porath, em publicação nas redes sociais.
“Eu te amo! Obrigada por fazer acontecer mais uma vez! O melhor treinador do mundo!”, disse Rebeca Andrade.
Quem é o técnico ‘paizão’ da Rebeca?
O paranaense Francisco Porath Neto, conhecido como Chico, foi estagiário de Irina Ilyashenko, ucraniana que atua há 20 anos como treinadora da seleção brasileira de ginástica artística, nos anos 2000. Atualmente, os dois dividem o comando da seleção feminina.
Em entrevista ao site Olympics.com, o treinador contou que nunca foi atleta de alto rendimento. Ele fazia estágio em uma escolinha de ginástica próxima do local em que a seleção brasileira de ginástica treinava com a Iryna e o Oleg [Ostapenko, ex-treinador de Daiane dos Santos] quando se interessou pela carreira. Na época, ele já pedia para acompanhar os treinamentos.
Chico trabalha com Rebeca Andrade desde 2006, constituindo uma parceria de quase 20 anos. Naquele ano, ele foi a Guarulhos, cidade natal da ginasta, começar um projeto que visava formar ginastas para a Rio 2016. Inspirada por Daiane dos Santos, Rebeca estava lá.
Em vídeo do canal do YouTube do Time Brasil, ele conta que desde o início já se impressionou com a atleta, que ainda era uma criança. “Naquela época, o primeiro contato que eu tive com a Rebeca, de olhar, ela já se destacou”, avaliou.
Ao longo desses anos, Chico e Rebeca estabeleceram uma relação de cumplicidade. “Sou como um pai que pode estar na arena de competição”, disse Chico ao site Olympics.com durante os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023.
“Eu participei dessa criação, desse desenvolvimento da Rebeca criança, adolescente e agora mulher com uma personalidade forte. São duas emoções, a do treinador e da pessoa que cuida dela”, disse Franciso Porath Neto ao Olympics.com.
Em publicações no Instagram, Chico mostra um pouco desse companheirismo criado com a atleta. Em post de 2015, ele aparece em uma foto abraçando Rebeca com a legenda: “As maiores batalhas são dadas aos melhores guerreiros”.
Redação / Folhapress