RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Deputada pede afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A deputada Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) protocolou no STF (Supremo Tribunal Federal) uma petição solicitando o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e a revisão do acordo homologado pelo tribunal em fevereiro deste ano que encerra uma ação questionando o processo eleitoral da entidade.

O documento foi apresentado na noite desta segunda-feira (5) e recebido pelo gabinete do ministro Gilmar Mendes, relator da ação que discutia a legitimidade do Ministério Público para firmar TACs (Termos de Ajustamento de Condutas) com entidades esportivas, como a CBF.

A parlamentar, ex-ministra do Turismo no governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), baseia seu pedido em um laudo que questiona a autenticidade da assinatura do Coronel Nunes no acordo firmado no início desse ano.

No documento, Daniela Carneiro anexou um laudo segundo o qual a assinatura de Nunes no acordo “não foi realizada de forma livre e consciente e sob plenas faculdades mentais” e “recaem dúvidas razoáveis acerca da autenticidade da assinatura”.

O conteúdo da petição foi divulgado inicialmente pelo portal Léo Dias e confirmado pela reportagem. A perícia citada no documento foi encomendada pelo vereador Marcos Dias (Podemos-RJ) e assinada pela perita Jacqueline Tirotti, da Tirotti Perícias Judiciais e Avaliações.

Em nota, a CBF reafirmou a legitimidade de seus processos e questionou o laudo.

“A CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente assinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada”, diz trecho da nota. “A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados”, acrescenta a entidade.

Além do Coronel Nunes, assinaram o termo a Federação Mineira de Futebol, o ex-presidente da CBF Rogério Caboclo, e os então vices da entidade Antônio Carlos Nunes, Fernando Sarney, Gustavo Feijó e Castellar Guimarães Neto. Pelo acordo, nenhum deles poderia questionar mais o processo eleitoral que levou Ednaldo à presidência em março de 2022.

Em março deste ano, o dirigente foi reeleito para mais um mandato, que vai de março de 2026 até março de 2030.

Em fevereiro, com a homologação do acordo, o ministro Gilmar Mendes arquivou a ação. Porém, o ministro Flávio Dino, que pediu vista em outubro de 2024, informou que terminou de fazer sua análise do caso. Com isso, o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, liberou a ADI para ser julgada no dia 28 deste mês.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA DA CBF

“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reitera seu compromisso com a transparência, a legalidade e a boa-fé em todas as suas ações e decisões institucionais.

Diante das recentes notícias veiculadas na imprensa sobre suposto vício de vontade em assinatura constante do acordo homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceu a legitimidade da eleição do presidente Ednaldo Rodrigues, a CBF esclarece que ainda não teve acesso formal ao referido laudo pericial, supostamente asssinado por perito particular, que está sendo utilizado de forma midiática e precipitada, em verdadeira espetacularização que atende a interesses nada republicanos e aparentemente questionado por terceiros absolutamente estranhos ao processo.

A CBF enfatiza que todos os atos relacionados ao acordo mencionado foram conduzidos dentro da legalidade e com a participação de representantes devidamente legitimados. O processo foi legítimo e teve acordo homologado.

É absolutamente inverdade que esse processo tenha sido reaberto a pedido de uma parlamentar.

A CBF confia plenamente na Justiça brasileira e permanece à disposição das autoridades competentes para esclarecer quaisquer dúvidas que eventualmente surjam. A entidade segue focada em sua missão de promover o futebol brasileiro com seriedade, profissionalismo e respeito às instituições e com absoluta tranquilidade de que todos os princípios de boa gestão e de probidade são diuturnamente respeitados.

Rio de Janeiro, 6 de maio de 2025.

Confederação Brasileira de Futebol”

LUCIANO TRINDADE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS