BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), parabenizou em nota na noite deste domingo (27) os dois prefeitos reeleitos nas disputas que tiveram segundo turno no estado: Fuad Noman (PSD), em Belo Horizonte, e Elisa Araújo (PSD), em Uberaba.
Na capital mineira, o governador apoiou dois candidatos que saíram derrotados. No primeiro turno, esteve ao lado de Mauro Tramonte (Republicanos), que terminou em terceiro lugar, e depois declarou apoio a Bruno Engler (PL), derrotado por Fuad. Nas duas campanhas, porém, a presença do governador foi considerada ausente.
Diferentemente de Uberaba, quando Zema participou de agendas com Araújo, que conseguiu a vitória.
“Parabenizo o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, e a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, que se reelegeram neste domingo. Meu governo continua aberto ao diálogo para construção de ações que melhorem a vida dos mineiros”, disse o governador, em nota.
Após a vitória, Fuad, que tem boa relação com Zema, foi perguntado como seria a relação entre eles após o governador ter apoiado dois de seus adversários.
“Ele sempre nos atendeu de forma muito cortez. O apoio político dele não interfere na relação entre prefeito e governador”, afirmou Fuad.
Durante a campanha, Zema viajou a outros estados para apoiar candidatos do Novo, seu partido, e na tentativa de nacionalizar seu nome de olho na disputa presidencial de 2026.
No segundo turno, foi a Ribeirão Preto (SP), onde seu aliado, Marco Aurélio (Novo), teve 49,87% dos votos válidos e perdeu a eleição por menos de 700 votos. O governador também esteve presente em Taubaté (SP), onde o candidato do Novo saiu vitorioso, com 62% dos votos válidos.
“Parabenizo também Sérgio Victor, vencedor das eleições em Taubaté, consolidando o sucesso do Novo nas urnas em 2024”, completou o governador.
ARTUR BÚRIGO / Folhapress