RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Desbloqueio de novos consignados do INSS deverá ser feito com biometria

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) determinou, nesta segunda-feira (19), que todos os desbloqueios para a contratação de novos empréstimos consignados deverão ser realizados com biometria na plataforma Meu INSS.

A exigência já havia sido sinalizada no último dia 8 de maio, quando o presidente do INSS, Gilberto Waller Junior, determinou o bloqueio temporário de todos os benefícios previdenciários para novos descontos relacionados a empréstimos consignados. Na prática, desde então, a utilização da biometria já vinha sendo necessária para efetuar o desbloqueio.

A nova medida, publicada no DOU (Diário Oficial da União) nesta segunda-feira, oficializa que, a partir desta sexta-feira (23), o desbloqueio de benefícios para contratação de novos consignados será obrigatoriamente realizado com uso de biometria.

Segundo o despacho, a decisão visa mapear vulnerabilidades operacionais e implementar medidas corretivas e aprimoramentos, “garantindo maior segurança e conformidade aos processos envolvidos”.

A medida também será aplicada para outras operações associadas ao consignado, como refinanciamento e portabilidade. Com a determinação, a margem consignável do aposentado somente poderá agora ser visualizada pelas instituições financeiras, se autorizado pelo aposentado mediante a biometria.

Após o início a deflagração da operação Sem Desconto, que investiga um esquema fraudulento de descontos irregulares em aposentadorias e pensões do INSS, o empréstimo consignado também passou a ser avaliado. O objetivo é apurar fraudes e irregularidades envolvendo esse tipo de serviço para aposentados e pensionistas.

Segundo o presidente do instituto, a determinação visa aumentar a restrição sobre a concessão do empréstimo, para evitar fraudes, já que a cada operação financeira com desconto do benefício o segurado terá que fazer o desbloqueio no Meu INSS, o canal digital do órgão. “Até então, não era necessário. Isso nada tem a ver com descontos associativos.”

A medida também foi discutida com os dirigentes da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).

Reclamações com relação a possíveis cobranças indevidas de consignado devem ser feitas por meio Meu INSS, na Central 135, no Senacon, na ABBC ou na própria instituição financeira.

No início de 2024, a CGU (Controladoria-Geral da União) divulgou um relatório apontando irregularidades na concessão de consignado para aposentados e pensionistas do INSS. No relatório, a CGU orientou o INSS a mudar as regras do consignado.

O relatório indicou fragilidades relacionadas à fidedignidade das informações registradas no consignado, possíveis averbações de empréstimos pessoal consignado em benefícios inelegíveis. Os testes feitos pela CGU também apontaram a possível existência de contratos celebrados com taxas de juros acima do teto e inclusões de despesas com taxas ou seguro indevidas nas parcelas descontadas.

Mas o trabalho não foi conclusivo em razão de possíveis falhas de validação do e-consignado do INSS e do fato de que o envio de algumas informações registradas nos sistema foi incompleto ou inconsistente.

JÚLIA GALVÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS