RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Dezenas de arraias são encontradas mortas em praia de São Vicente

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Dezenas de arraias foram encontradas mortas nesta terça-feira (25) na praia do Itararé, em São Vicente, no litoral de São Paulo. Elas estavam espalhadas ao longo da faixa de areia e foram vistas por banhistas no início da manhã.

O biólogo Otto Bismarck Gadig, professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista) em São Vicente, acredita que tenha ocorrido um descarte de arraias-ticonha (Rhinoptera bonasus e R. brasilienses) após elas serem capturadas pela pesca de arrasto na noite anterior.

Por não terem valor comercial, a hipótese é de que foram abandonadas depois que os pescadores perceberam que estavam na rede.

“Provavelmente os pescadores soltaram e elas acabaram morrendo na praia”, disse o biólogo.

Embarcações de pesca de arrasto usam grandes redes para vasculhar o oceano e capturar camarões, caranguejos, bacalhau, linguado e outros peixes.

Mais de cem arraias foram recolhidas por pesquisadores da Unesp e serão alvo de estudos em laboratórios da universidade.

Há, no entanto, a chance de algumas terem ficado submersas, o que representa risco para os banhistas. Segundo biólogos, o ferrão das arraias é perigoso mesmo quando elas já estão mortas.

A ferroada pode causar dores e infecções. A orientação para quem encontrar uma delas é acionar a Polícia Ambiental.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS