RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Diretor de ‘Thunderbolts’ diz que se inspirou em amigo para retratar anti-herói bipolar

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Traumatizados, traídos e esquecidos pela sociedade, um grupo de anti-heróis cheios de falhas de caráter se une para tentar salvar o mundo. O novo “Thunderbolts”, da Marvel, vai além da dualidade entre mocinho e vilão típica dos quadrinhos.

Em entrevista à reportagem, o diretor Jake Schreier diz que se inspirou na história de um amigo para construir sua versão do Sentinela (Lewis Pullman), protagonista perturbado que oscila entre herói superpoderoso e monstro sombrio.

“Não tentamos fazer um filme sobre saúde mental”, diz Schreier. “Mas quando começamos com um personagem como o Sentinela, sempre esteve na mente dos criadores uma parábola sobre saúde mental. Então, procuramos nos basear nesse conceito central.”

ALTOS E BAIXOS

No filme, o herói quase perfeito Sentinela se deixa dominar por conflitos internos mal resolvidos, é vencido pela própria sombra e se transforma em Vazio, um vilão de poderes horrendos que atormenta a cidade.

“Meu amigo passou por uma trajetória parecida. Ele tinha esses pontos altos incríveis, se sentia maravilhoso, poderoso, as coisas aconteciam, tinha força de vontade e imaginação. Infelizmente, quando ele estava próximo de conseguir o que queria, aparecia um lado autodestrutivo que virava as coisas de ponta-cabeça”, relata o diretor.

“Essa dualidade, nos quadrinhos, se traduz entre bem e mal. Mas, no filme, quisemos traduzir como arrogância e queda. É sobre como alguém pode aprender a existir no espaço entre essas duas coisas e encontrar um jeito de ser ele mesmo”, diz.

Acolhido por um grupo de gente parecida com ele -bem-intencionada, mas com atitudes duvidosas-, Sentinela aprende a se abrir sobre seus traumas e a controlar sua força destrutiva. Juntos, eles se unem para derrotar a antagonista Valentina De Fontaine (Julia Louis-Dreyfus).

O grupo é formado pela Viúva Negra (Florence Pugh), o Soldado Invernal (Sebastian Stan), o Agente Americano (Wyatt Russell), a Treinadora (Olga Kurylenko) e o Guardião Vermelho (David Harbour). Esse último é quem batiza o grupo de Thunderbolts.

Com boa dose de humor e sem cair na demagogia, o filme reinventa a experiência Marvel com foco na nova geração, mais sensível a determinados temas. “A nova geração é mais aberta a discutir essas ideias”, diz Schreier. “Mas não acredito que os sentimentos em si sejam limitados por uma geração.”

“Tentamos fazer algo que seja honesto com nossa própria experiência e com a experiência de pessoas que conhecemos”, prossegue. “Esperamos que o público encontre ressonância”, comenta.

“THUNDERBOLTS”

Quando Em cartaz nos cinemas

Classificação 14 anos

Elenco Florence Pugh, Sebastian Stan, David Harbour, Wyatt Russell, Olga Kurylenko, Lewis Pullman e Julia Louis-Dreyfus, entre outros

Direção Jake Schreier

ANAHI MARTINHO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.