RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Do prefeito ao time de baseball, Chicago celebra escolha do 1º papa americano

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) – O padre Gregory Sakowicz estava distribuindo a comunhão aos fieis durante a missa na Catedral Holy Name, em Chicago, quando foi informado de que o novo papa acabara de ser escolhido. Mais do que isso: que o novo líder supremo da Igreja Católica nasceu naquela cidade nos Estados Unidos.

“Eu anunciei, e o lugar explodiu em alegria, explodiu ao saber que ele era de Chicago. Acho que todos nós ficamos muito agradavelmente surpresos”, disse ele em entrevista à rede CBS.

Americano com cidadania peruana, Robert Prevost, 69, agora o papa Leão 14, nasceu e foi criado na zona sul de Chicago, no estado de Illinois. Naquela região, durante a infância, ele foi coroinha e estudou na paróquia Santa Maria da Assunção, que hoje leva outro nome.

“Ele estaria entre os meus dez principais nomes, mas pensei: nunca será um americano, muito menos de Chicago, porque tínhamos três [cardeais] de Chicago –o cardeal Cupich, o cardeal Gregory e o cardeal Robert Prevost. Achei que não aconteceria”, afirmou Sakowicz à CBS.

A escolha de Prevost gerou celebrações de locais, passando por políticos, pela escola onde ele estudou e até pelo time de baseball de que ele seria torcedor, o Chicago Cubs. O prefeito da cidade, o democrata Brandon Johnson, comemorou a escolha em postagem no X: “O que é incrível, até o papa, vem de Chicago!”, escreveu. E o time Chicago Cubs escreveu no letreiro da sede do time: “Ei, Chicago. Ele é um fã do Cubs.”

A Paróquia Cristo Nosso Salvador, que incorporou a igreja onde Prevost estudou quando criança, celebrou a escolha e publicou fotos dele quando garoto. A Providence Catholic High School, também em Chicago, visitada por ele recentemente, publicou uma nota o exaltando, junto com fotos tiradas recentemente de uma visita que ele fez ao colégio.

O governador de Illinois, J. B. Pritzker, afirmou ser um “momento histórico” a opção pelo pontífice. “Vindo de Chicago, o papa Leão 14 inaugura um novo capítulo que, junto aos cidadãos do nosso estado, recebo em um momento em que precisamos de compaixão, unidade e paz”, disse numa mensagem no X.

Católicos de outras partes dos Estados Unidos lotaram igrejas em clima de celebração para marcar a eleição do primeiro papa americano da história. Em frente à imponente Catedral de St. Patrick, em Manhattan (Nova York), a artista Rosaria Vigorito, 66, vinda de Miami, disse que sentiu o clima de euforia logo ao chegar. “Senti a emoção nos primeiros minutos andando por aqui.”

Centenas de fiéis e jornalistas se reuniram em frente à igreja inaugurada em 1879. Muitos entravam para acender velas e rezar. Um letreiro eletrônico do lado de fora do prédio do canal Fox News, nas proximidades, informava a população sobre a eleição, considerada surpreendente por muitos.

JULIA CHAIB / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS