RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Donald Trump vence na Carolina do Norte, 1º dos estados-pêndulo, diz AP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O republicano Donald Trump foi o candidato à Presidência dos Estados Unidos mais votado na Carolina do Norte, o primeiro dos estados-pêndulo cujo resultado foi projetado, na madrugada desta quarta-feira (6), pela agência de notícias Associated Press.

Em pesquisas de intenção de voto, o republicano já aparecia numericamente à frente da democrata Kamala Harris no estado, embora os dois estivessem tecnicamente empatados. A votação confirmou uma disputa apertada: com 89% das urnas apuradas, Trump tinha angariado 51% dos votos, contra 48% de sua adversária.

A Carolina do Norte contabiliza 16 delegados para o Colégio Eleitoral. Os outros estados-pêndulo na disputa atual são Arizona (11 delegados), Geórgia (16), Pensilvânia (19), Michigan (15), Nevada (6) e Wisconsin (10), todos onde Kamala e Trump também apareciam tecnicamente empatados nas pesquisas.

A derrota de Kamala na Carolina do Norte evidencia a dificuldade que a campanha democrata teve para conquistar o apoio de eleitores negros. Por lá, esse grupo constitui 20% da população.

Pesquisas indicam que, na disputa atual, homens negros foram menos propensos a votar no Partido Democrata, que tradicionalmente conta com esse apoio. Não à toa a campanha democrata enviou o ex-presidente Barack Obama à Carolina do Norte, no mês passado, para um comício no qual ele atacou os republicanos importantes do estado.

Trump, por sua vez, passou a acenar ao eleitorado conservador não branco com um apelo masculino que tenta ecoar independentemente da raça. Apesar de ter tido uma minoria dos votos latinos (38%) e negros (apenas 8%) em 2020, diferentes levantamentos mostram que ele teve avanços entre homens nesses setores.

Há duas hipóteses centrais para isso: primeiro, expectativas por mudanças na polícia e na Justiça após o assassinato de George Floyd que não foram correspondidas. Depois, uma preocupação com a situação da economia e empregos em geral (embora as vagas estejam crescendo) e consequentemente com o aumento da imigração.

WASHINGTON

Kamala Harris está na frente na contagem dos votos na capital dos Estados Unidos, Washington (DC).

Importante estado, uma vez que a vitória incrementa importantes 12 votos eleitorais ao vencedor.

Até aqui, com 39% dos votos contabilizados, Harris tem a preferência de 59,6%% dos eleitores – somando 1.024.957. Trump marca 38,1%, ou 784.488 votos.

Segundo projeção da agência de notícias AP (Associated Press), a vantagem da vice deve se confirmar. Isso reduz a vantagem de Trump. A democrata aparece com 179 votos eleitorais, diante de 230 somados pelo republicano.

OHIO

O candidato republicano Donald Trump venceu no estado de Ohio, de acordo com projeções da agência de notícias Associated Press.

Com 91% dos votos apurados, de acordo com a agência, o ex-presidente tinha angariado 2.922.275 votos.

O estado tem como senador James David Vance, conhecido como “J.D. Vance”, candidato a vice-presidente na chapa de Donald Trump.

IDAHO

Donald Trump deve vencer no estado de Idaho, segundo projeção da agência de notícias AP (Associated Press).

O republicano tem 55,3% dos votos até aqui, com pouco mais de 20% da apuração concluída. Sua oponente, Kamala Harris está com 42,5%.

Os percentuais equivalem a 93.734 e 71.942 votos, respectivamente.

A vitória em Idaho confere ao vencedor 4 votos eleitorais.

RENAN MARRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.