RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Dono da Absolut vende marcas de vinho para grupo australiano

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O grupo de investidores AWL (Australian Wine Holdco Limited) comprou parte dos vinhos da companhia francesa Pernod-Ricard, dona do uísque Ballantine’s e da vodca Absolut. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17) pelo conglomerado francês, mas os valores não foram divulgados.

As marcas vendidas são os vinhos espanhóis Campo Viejo, Ysios, Tarsus e Azpilicueta, os australianos Jacob’s Creek, Orlando e St Hugo, e os neozelandeses Stoneleigh, Brancott Estate e Church Road.

De acordo com a Pernod-Ricard, as marcas têm um volume anual de 10 milhões de caixas de 9 litros. “Esta venda permitirá à Pernod-Ricard reforçar sua estratégia premium”, afirmou a empresa, que manterá seus produtos mais famosos como o uísque Ballantine’s, a vodca Absolut e o champanhe Mumm.

Com esta venda, a Pernod-Ricard afirmou que busca “concentrar-se em seu portfólio de marcas premium de bebidas destiladas premium, que impulsionam o seu crescimento”.

A empresa francesa manterá outras marcas de vinhos nos EUA e também rótulos produzidos na França, Argentina e China.

A operação ainda precisa ser aprovada por órgãos reguladores e a expectativa é que a negociação seja concluída no segundo semestre de 2025.

Após dois anos de forte crescimento, as vendas do grupo recuaram 2% no terceiro trimestre do atual exercício, para 2,35 bilhões de euros, segundo dados divulgados em abril.

Os analistas da Jefferies previram em uma nota que a venda melhorará as margens do grupo em 0,6 ponto percentual, e lembraram que os rendimentos do vinho são inferiores aos das bebidas destiladas, porque obedecem a uma atividade agrícola que requer muito capital.

“O vinho, que representa cerca de 4% das vendas do grupo, não constitui o núcleo da atividade da Pernod”, enfatizaram os analistas, que veem este produto mais como um ativo útil para captar clientes e depois introduzi-los no mercado das bebidas espirituosas.

Já o grupo que adquiriu as marcas é um consórcio apoiado pela Bain Capital, Intermediate Capital Group, Capital Four, Sona Asset Management e Samuel Terry Asset Management.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS