RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Economistas veem juros em patamar mais alto, com Selic a 9,5% no fim do ano

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Boletim Focus desta terça-feira (23) mostrou que as expectativas dos economistas para a taxa básica de juros do Brasil no fim de 2024 saltou de 9,13% para 9,5%.

Na semana passada, o Boletim já havia registrado uma leve alta na mediana da taxa Selic esperada, já refletindo mudanças nas previsões do mercado financeiro. Até então, a previsão se mantinha em 9% desde o fim de 2023.

A mudança mais forte agora reflete principalmente a perspectiva de juros altos nos Estados Unidos por mais tempo, consolidada no mercado nos últimos dias, e a mudança na meta fiscal de resultado primário no Brasil para 2025, adiantada pela Folha e confirmada pelo governo na última semana.

Em vez de um superávit primário de 0,5% do PIB em 2025, o governo precisará alcançar “apenas” um déficit zero, mesmo compromisso que já tinha para este ano de 2024.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse que a mudança não é o ideal e que ela torna o trabalho da autoridade monetária mais difícil.

PIB, INFLAÇÃO E CÂMBIO

O Boletim Focus também mostrou alta nas previsões do câmbio, que subiram de R$ 4,97 para R$ 5,00, da inflação e do PIB.

O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) esperado agora é de 3,73%. Na semana passada, ele era de 3,71%.

Quanto ao PIB, é esperado que a economia cresça 2,02% neste ano, ante 1,95% na semana passada. Esta é a décima alta seguida nas previsões.

VICTOR SENA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS