‘Ele é duro, mas se importa com as pessoas’, diz Vance sobre Trump

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – J. D. Vance fez seu primeiro discurso como candidato à vice-Presidência dos Estados Unidos na Convenção Nacional Republicana de Milwaukee, no Wisconsin, na noite desta quarta-feira (17).

“Ele é duro, mas se importa com as pessoas”, afirmou o atual aliado sobre o ex-presidente. No passado, Vance chegou a sugerir que Trump era um ‘Hitler americano’. Depois, apagou todas as publicações feitas nas redes sociais e se alinhou ao ex-presidente. No discurso desta quarta-feira, ele se referiu a Trump como “o homem que conheci pessoalmente nos últimos anos”.

Atentado a tiros contra Trump foi citado pelo candidato a vice. Vance destacou o gesto feito pelo colega de chapa, que ergueu o punho para o público logo após o disparo que atingiu sua orelha direita de raspão. “Eles disseram que ele era um tirano. Que deveria ser impedido a qualquer custo. E o que ele pediu? Unidade nacional. Logo após um assassino atentar contra a sua vida”, disse.

“Ele não precisava da política, mas o país precisava dele”, acrescentou. “Antes de concorrer à Presidência, ele era um dos empresários mais bem-sucedidos do mundo. Ao invés disso, ele optou por passar por abusos e perseguição”, declarou.

Vice de Trump também fez críticas a Biden e sua vice, Kamala Harris. O republicano ressaltou que os democratas estão há tempo demais política e que, na Presidência dos EUA, não fizeram uma boa gestão da economia do país.

Vance foi anunciado como candidato a vice na segunda-feira (15). “[Vance] Teve uma carreira muito bem-sucedida em tecnologia e finanças e agora, durante a campanha, focará nas pessoas pelas quais lutou tão brilhantemente: os trabalhadores americanos e os agricultores na Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Ohio, Minnesota e muito mais”, escreveu o ex-presidente na Truth Social, sua rede social.

“Senhor presidente, eu nunca vou deixar de valorizar a confiança que você me deu. E quero ajudar a construir a extraordinária visão que você tem para esse país. Eu peço a todos os americanos. E juro que vou dar tudo de mim para servi-los e tornar esse país um lugar em que cada sonho que você tenha vai ser possível mais uma vez”, disse J.D. Vance, em primeiro discurso como candidato a vice de Trump.

QUEM É J.D. VANCE

Vice de Trump foi fuzileiro naval e se formou em direito em Yale. Ele serviu aos EUA na Guerra do Iraque e também passou pelo Vale do Silício. Em 2022, venceu a eleição para o Senado por Ohio com o apoio de Trump. Como senador, atuou contra a ajuda financeira à Ucrânia e exigiu que os recursos fossem destinados à luta contra a imigração ilegal.

Já foi crítico de Trump, a quem chamou de ‘desastre moral’. “Eu certamente era cético a respeito de Trump em 2016. Mas ele foi um grande presidente e mudou minha opinião”, disse Vance em entrevista à Fox News na segunda (15).

Em temas como o aborto, por exemplo, está mais à direita que Trump. Vance defende que a interrupção voluntária da gravidez seja proibida pela Constituição. Mesmo sendo descendente de imigrantes escoceses e irlandeses, apoia o fechamento das fronteiras e o isolacionismo.

Seu livro autobiográfico, “Hillbilly Elegy”, virou filme da Netflix. Em “Era uma vez um sonho”, em português, é retratada a história da família Vance. J.D. e a irmã mais velha foram criados pela mãe, que tinha problemas com drogas, e pelos avós maternos. Em sua biografia, ele apresenta a avó, apelidada de Mamaw, como sua grande salvadora, porque “seu amor e disciplina o mantiveram no caminho certo”.

Adotou o sobrenome da mãe após ser abandonado pelo pai. J. D. Vance foi originalmente registrado como James Donald Bowman.

Prestes a completar 40, pode ser o 3º vice mais jovem da história. Ele e a esposa Usha Chilukuri Vance são pais de Ewan, de 7 anos; Vivek, 4; e Mirabel, 2.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS