RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Em discurso de despedida, Biden alerta para oligarquia chegando ao poder nos EUA

WASHINGTON, EUA E SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O presidente Joe Biden fez nesta quarta-feira (15) seu último discurso à nação à frente da Casa Branca e alertou para o que chamou de “oligarquia não eleita” chegando ao poder nos Estados Unidos.

O democrata fez referência à necessidade de defender a democracia em diversos momentos ao longo dos cerca de 20 minutos de fala. Biden não mencionou o nome de Donald Trump, mas deixou implícita a preocupação com o fato de o republicano estar rodeado de bilionários.

O presidente ainda fez referência ao “complexo tecnológico industrial” e disse estar preocupado com o avanço da desinformação no país.

“As redes sociais desistiram de verificar os fatos”, afirmou, dias depois de a Meta ter anunciado o encerramento do programa de verificação de fatos da gigante que detém o Facebook e o Instagram.

Biden iniciou a fala, transmitida ao vivo pelos canais de televisão, ressaltando o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza entre Hamas e Israel.

O presidente relembrou que o acordo fechado nesta quarta foi proposto em rascunho apresentado por sua gestão em maio deste ano. Depois, perpassou uma série de assuntos que foram temas na sua administração, entre eles a aprovação de uma legislação que busca brecar a violência cometida por armas.

“Demorará para sentir o impacto do que fizemos, mas as sementes foram plantadas e crescerão por décadas”, disse.

Ao concluir o discurso, Biden enfatizou sua visão do que constitui os Estados Unidos: “uma chance justa é o que faz da América a América. Todos têm direito a essa chance”.

JULIA CHAIB E VICTOR LACOMBE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS