RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Em fim de semana com previsão de tempestade, chuva em SP deve ser maior no sábado (19)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um fim de semana com previsão de tempestades para o Centro-Oeste e o Sudeste do país, as chuvas mais intensas deverão ocorrer neste sábado (19), apontam meteorologistas.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), além da chuva forte, estão previstas para essas duas regiões do país rajadas de vento acima de 60 km/h e trovoadas com potencial para queda de granizo à medida que cresce uma área de baixa pressão (cavado) relacionada ao ar frio nos níveis médios da atmosfera.

De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, esse sistema ajuda a canalizar umidade e promover chuvas significativas além de, eventualmente, rajadas de ventos em grande parte do país, abrangendo uma faixa que vai do norte da região Sul ao sul da Bacia Amazônica e também oeste da região Nordeste.

No estado de São Paulo, os temporais estão previstos para começar nesta sexta-feira (18) e a tendência é que se intensifiquem no sábado, com destaque para Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Serra da Mantiqueira. Nesses locais, deve cair cerca de 200 mm nos dois dias, aponta alerta da Defesa Civil paulista.

– Região Metropolitana: 95 mm

– Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm

– Presidente Prudente: 90 mm

– Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm

– Litoral Norte: 150 mm

– Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm

Fonte: Defesa Civil

Na região metropolitana de São Paulo, onde a chuva deve chegar a partir das 14h desta sexta, a precipitação deve ficar em 95 mm.

O estado de São Paulo tem dois alertas de perigo e de perigo potencial para tempestades emitidos pelo Inmet.

A região metropolitana de São Paulo está com alerta amarelo, de perigo potencial.

Todos esses valores são superiores aos registrados na semana passada —na última sexta-feira (11), sete pessoas morreram no estado por causa da chuva e ventos fortes. Na capital paulista, foram registradas rajadas de mais de 100 km/h.

Segundo o Inmet, rajadas de vento podem atingir até 60 km/h em alguns locais neste fim de semana. Na região metropolitana, porém, é esperado que o pico fique em 45 km/h. A velocidade deve ser atingida principalmente nesta sexta, após 16h.

“No sábado teremos chuva prolongada que em alguns momentos poderá ser de moderada a forte”, diz a meteorologista Joselia Pegorim, da Climatempo. “No domingo [20], as áreas mais intensas vão saindo do estado de São Paulo”, afirma.

Está prevista também uma gangorra na temperatura. Nesta sexta, os termômetros devem variar entre 16°C e 31°C na cidade de São Paulo. No sábado, entretanto, a tendência é que fiquem entre 16°C e 22°C. No domingo, a máxima não deve passar de 24°C, aponta o Inmet.

Por causa da previsão de temporais e ventania, será montado um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) terá uma equipe no centro de operações da Enel –concessionária responsável pela distribuição de energia– para acompanhar a resposta da empresa ao clima adverso.

A Prefeitura de São Paulo deixará de prontidão cerca de 4.000 servidores para auxiliar numa possível situação emergencial.

DICAS DE SEGURANÇA EM CASO DE TEMPESTADE

– Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos

– Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques

– No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs

– Evite tomar banho durante a tempestade

– Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos

– Não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas

– Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta

– Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência

Fonte: Defesa Civil

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS