Em fim de semana com previsão de tempestade, chuva em SP deve ser maior no sábado (19)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Em um fim de semana com previsão de tempestades para o Centro-Oeste e o Sudeste do país, as chuvas mais intensas deverão ocorrer neste sábado (19), apontam meteorologistas.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), além da chuva forte, estão previstas para essas duas regiões do país rajadas de vento acima de 60 km/h e trovoadas com potencial para queda de granizo à medida que cresce uma área de baixa pressão (cavado) relacionada ao ar frio nos níveis médios da atmosfera.

De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, esse sistema ajuda a canalizar umidade e promover chuvas significativas além de, eventualmente, rajadas de ventos em grande parte do país, abrangendo uma faixa que vai do norte da região Sul ao sul da Bacia Amazônica e também oeste da região Nordeste.

No estado de São Paulo, os temporais estão previstos para começar nesta sexta-feira (18) e a tendência é que se intensifiquem no sábado, com destaque para Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba e Serra da Mantiqueira. Nesses locais, deve cair cerca de 200 mm nos dois dias, aponta alerta da Defesa Civil paulista.

– Região Metropolitana: 95 mm

– Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm

– Presidente Prudente: 90 mm

– Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm

– Litoral Norte: 150 mm

– Araçatuba, Bauru, Campinas, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Sorocaba, Serra da Mantiqueira: 200 mm

Fonte: Defesa Civil

Na região metropolitana de São Paulo, onde a chuva deve chegar a partir das 14h desta sexta, a precipitação deve ficar em 95 mm.

O estado de São Paulo tem dois alertas de perigo e de perigo potencial para tempestades emitidos pelo Inmet.

A região metropolitana de São Paulo está com alerta amarelo, de perigo potencial.

Todos esses valores são superiores aos registrados na semana passada —na última sexta-feira (11), sete pessoas morreram no estado por causa da chuva e ventos fortes. Na capital paulista, foram registradas rajadas de mais de 100 km/h.

Segundo o Inmet, rajadas de vento podem atingir até 60 km/h em alguns locais neste fim de semana. Na região metropolitana, porém, é esperado que o pico fique em 45 km/h. A velocidade deve ser atingida principalmente nesta sexta, após 16h.

“No sábado teremos chuva prolongada que em alguns momentos poderá ser de moderada a forte”, diz a meteorologista Joselia Pegorim, da Climatempo. “No domingo [20], as áreas mais intensas vão saindo do estado de São Paulo”, afirma.

Está prevista também uma gangorra na temperatura. Nesta sexta, os termômetros devem variar entre 16°C e 31°C na cidade de São Paulo. No sábado, entretanto, a tendência é que fiquem entre 16°C e 22°C. No domingo, a máxima não deve passar de 24°C, aponta o Inmet.

Por causa da previsão de temporais e ventania, será montado um gabinete de crise no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) terá uma equipe no centro de operações da Enel –concessionária responsável pela distribuição de energia– para acompanhar a resposta da empresa ao clima adverso.

A Prefeitura de São Paulo deixará de prontidão cerca de 4.000 servidores para auxiliar numa possível situação emergencial.

DICAS DE SEGURANÇA EM CASO DE TEMPESTADE

– Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos

– Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques

– No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs

– Evite tomar banho durante a tempestade

– Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos

– Não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas

– Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta

– Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência

Fonte: Defesa Civil

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS