RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Em mostra teatral, Ester Laccava reúne trilogia sobre lutas e angústias da mulher

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Temas como abuso, misoginia, preconceito, machismo, assédio, incesto e pedofilia, recorrentes no trabalho de Ester Laccava, são o mote da mostra “Grito de Mulher”, com três espetáculos solo protagonizados pela atriz e diretora.

O projeto abre com a peça “Curtume – Dias Secos Inundados de Acácia”, nesta sexta-feira, no Teatro Cacilda Becker, com entrada gratuita, e seguirá com apresentações de “A Árvore Seca” e “Ossada”.

“Na minha área ainda sofro de misoginia, machismo”, afirma a artista, com quatro décadas de carreira. “‘Grito de Mulher’ é um grito meu. Vou existir no que escolhi. Vou berrar para a sociedade que tenho coisas importantes para falar, questões que nos afogam”.

Os espetáculos farão temporadas de um mês cada um, com ensaios abertos e debates em que serão discutidos temas relacionados à luta feminista no período em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Em “Curtume – Dias Secos Inundados de Acácia”, a atriz interpreta uma mulher que compartilha momentos de sua vida enquanto ensina a neta a costurar uma sandália de couro, para que as duas possam caminhar livremente pela cidade.

Com dramaturgia de Denizart Fazio, o espetáculo é dirigido por Laccava. “‘Curtume’ traz a universalidade que carrega e inunda nossa existência poética versus uma realidade injusta”, afirma a artista. “Como criadora, atriz e diretora me vejo capaz, envolvida, raptada para realizar essa montagem e contar a história dessa mulher que trabalhou no curtume para criar seus filhos.”

Três movimentos dramatúrgicos apresentam a trajetória da personagem. No primeiro, uma criança desenha num latão, numa espécie de rito sobre a tragédia que virá; no segundo, uma mulher com seis filhos vive a angústia de não conseguir uma vida digna; no terceiro, já velha, ela narra histórias para a neta e recebe a visita de um investigador que busca informações sobre a morte do proprietário do curtume da cidade.

Todos os personagens —os filhos, o primeiro patrão, o dono do curtume e o investigador— são apresentados por meio da narrativa da atriz.

“As três cenas de vida da personagem são estruturadas de modo a conferir um efeito trágico na constituição de uma vingança arquetípica, rompendo com uma estrutura patriarcal de opressão. É a estrutura trágica, porém, a partir de gente comum, pessoas simples, que encarnam movimentos existenciais que se propõe a dignificar a vida humana”, diz Fazio sobre a dramaturgia. “O enlace temporal com a neta aponta para o rompimento da cadeia de acontecimentos opressores que se perpetuam há séculos.”

A segunda peça da mostra, “A Árvore Seca”, já foi apresentada em festivais nacionais e internacionais, na Alemanha e em Portugal. O texto é baseado na literatura de cordel e inclui um depoimento autobiográfico de Laccava.

Em “Ossada”, o terceiro espetáculo, a atriz interpreta mulheres em situações diferentes e patéticas, com a mistura de linguagens como elemento cênico. Uma das personagens lida com o pai em coma, outra vai ao casamento de um filho, uma terceira participa de uma entrevista para a TV, a quarta sofre abusos familiares e a última luta contra um cigarro que nunca acende.

O espetáculo costura histórias da comediante britânica Maureen Lipman, da escritora polonesa Wislawa Szymborska e da artista multimídia americana Laurie Anderson.

“Eu entendo que minha entrega de mais de 40 anos servindo no palco é para comunicar. Você, sentado aí, já pensou desse outro jeito? Você, aí sentado, quer ir um pouco mais longe, mais fundo?”, pergunta Laccava.”Quer repensar esse tema?”

CURTUME – DIAS SECOS INUNDADOS DE ACÁCIA

– Quando De 14 de fevereiro a 9 de março. Sexta a sábado, às 21h, e domingos, às 19h

– Onde Teatro Cacilda Becker – r. Tito, 295, São Paulo

– Preço Grátis

– Autoria Denizart Fazio

– Elenco Ester Laccava

– Direção Ester Laccava

CRISTINA CAMARGO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS