RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Empresário usou Porsche como arma ao atropelar e matar motoboy, diz juíza ao manter prisão

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O empresário Igor Ferreira Sauceda, 27 —que atropelou e matou o motoboy Pedro Kaique Ventura Figueiredo, 21, enquanto dirigia um Porsche— usou o veículo como arma, de acordo com a juíza responsável pelo caso.

A magistrada Vivian Brenner de Oliveira converteu a prisão em flagrante em preventiva (sem prazo) durante audiência de custódia realizada na tarde desta terça-feira (30), no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.

Em seu depoimento à polícia, Sauceda disse que o caso foi um acidente. Ele afirmou também que Figueiredo chutou seu retrovisor e que, por isso, ficou com medo pois tinha sofrido um ataque recentemente. A reportagem entrou em contato por telefone com o advogado que representa o empresário, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

A juíza, porém, disse que essa versão apresentada por Sauceda não é suficiente para que ele seja liberado.

“As imagens de fls. 73 [a página do processo] são claras e demonstram que o indiciado utilizou o seu veículo como verdadeira arma. Pelas imagens é possível verificar que o réu perseguiu a vítima e que a perseguição apenas acabou quando ele atingiu a vítima”, afirmou a magistrada.

A juíza afirmou na decisão que há evidências do crime de homicídio qualificado por motivo fútil.

“E, a esse respeito, observo que a conduta delitiva do autuado é de acentuada gravidade e periculosidade, considerando que praticou delito de homicídio qualificado, tendo ceifado a vida da vítima em razão de discussão de trânsito ocorrida após a vítima ter danificado o seu retrovisor”, traz trecho da decisão.

Exames apontaram que o empresário não estava embriagado no momento do acidente. A juíza, porém, disse que isso não é suficiente para eximir Sauceda.

“O fato de o indiciado não estar alcoolizado não é suficiente para afastar a gravidade da sua conduta. Pelo contrário, não estando alcoolizado, tomou a decisão clara e consciente de perseguir um motoqueiro desconhecido após este ter danificado o seu retrovisor o que acresce reprovabilidade à sua conduta delitiva e denota o perigo gerado pelo seu estado de liberdade. Necessária, portanto, a decretação da prisão preventiva como forma de acautelar o meio social e socorrer à ordem pública”, decidiu.

A Secretaria da Administração Penitenciária afirmou que Sauceda deu entrada nesta terça no Centro de Detenção Provisória 2 de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

EX-SÓCIO DIZ QUE SAUCEDA JÁ TINHA USADO PORSCHE PARA AMEAÇA

Sauceda é acusado de utilizar o veículo de luxo para perseguir e ameaçar a família de um ex-sócio.

De acordo com o advogado Daniel Biral, a família de Erinaldo Joaquim dos Santos, ex-sócio de Sauceda e de sua família, foi perseguida na madrugada do último dia 20, na mesma região onde ocorreu o acidente que culminou na morte do motoboy.

“O Igor pegou esse carro [Porsche], esperou essa família sair do negócio deles, que é na mesma rua, na Soares de Barros, e começou a perseguir eles, fechar, frear. Eles gravaram porque a menina ficou muito assustada”, afirma Biral.

O veículo da família, um Honda City, era dirigido por Cleusa Silva de Souza, esposa de Santos, que estava no banco de carona, e a filha do casal, Beatriz, estava no banco de trás. Ela fez as filmagens.

O advogado afirmou que as ameaças de morte e intimidação começaram em 2021, mas foram intensificadas neste ano, após Santos e seu sócio Carmenon de Jesus Silva ingressarem com ação judicial em março pedindo reconhecimento da sociedade no bar Beco do Espeto. O valor inicial da causa é de R$ 1,4 milhão.

Segundo advogado, no dia 14 de junho, houve registro de boletim de ocorrência no 15º DP (Itaim Bibi) por ameaça de morte.

“Ele [Santos] mantém estacionamento e um bar na mesma rua do Beco do Espeto, eles passam na frente, provocam, xingam, fazem ameaças de morte”, relata.

FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS