RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Empresas devem adotar Pix automático aos poucos; veja como será em 11 delas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Pix automático, modalidade que permitirá a autorização e o agendamento de pagamentos recorrentes —como contas de água, luz, telefone, mensalidades escolares, academias e serviços de assinatura— começa a operar em bancos e instituições financeiras a partir do dia 16.

A adesão pelas empresas deve ocorrer de forma gradual. A Folha procurou 26 companhias que oferecem serviços com cobrança recorrente, como o débito automático tradicional, mas apenas 11 informaram estar estudando a implementação do novo sistema, sendo que algumas integram um projeto-piloto coordenado pelo BC (Banco Central).

A Sabesp, por exemplo, espera oferecer a opção no dia 16, ao passo que a Comgás só iniciará a modalidade em 2026, por exemplo. Com a função, que será lançada oficialmente pelo BC nesta quarta-feira (4), o cliente só precisa autorizar a operação uma vez, sem fazer um novo pagamento a cada cobrança.

*

VEJA OS PLANOS DE CADA EMPRESA

SABESP

A Sabesp diz que vai oferecer o Pix automático aos clientes e que está preparando toda estrutura operacional. Os testes estão sendo realizados desde as últimas semanas de maio.

“A Sabesp trabalha para que os clientes tenham acesso à nova modalidade de pagamento a partir do dia 16 de junho, porém, depende dos últimos testes operacionais a serem realizados próximos da data”, afirma a empresa.

NETFLIX

A Netflix faz parte do “Programa Pioneiros” do Banco Central, que vem testando o Pix automático. Segundo a empresa, o recurso será apresentado inicialmente a um número restrito de usuários por um curto período de tempo. O objetivo da fase piloto é testar a estabilidade e experiência do usuário.

GLOBOPLAY

A Globoplay diz que o Pix automático será implementado por etapas a partir de junho e acompanhará a receptividade do modelo por meio de projeções de negócio e penetração territorial. A empresa foi uma das primeiras parceiras convidadas pelo Banco Central para integrar os testes iniciais e colabora com a modelagem do Pix automático desde o início do programa.

TIM

A TIM diz que a expectativa é lançar o modelo em breve, acompanhando o cronograma de implementação nacional. Segundo a operadora, o desenvolvimento da solução está em andamento. “A equipe responsável está trabalhando em parceria com instituições financeiras para garantir uma experiência segura e eficiente”, afirma.

CLARO

A Claro diz que, em breve, irá oferecer a modalidade. A operadora, que está em fase de desenvolvimento e testes, informa que compartilhará a novidade com seus clientes assim que disponível.

VIVO/TELEFÔNICA

A Vivo afirma que ainda não há data definida para a implementação, mas irá incorporar a nova funcionalidade como forma de ampliar o acesso a soluções que aliam praticidade, segurança e autonomia ao usuários.

SEM PARAR

Os testes começaram no início do mês passado, e a expectativa é que a nova modalidade esteja disponível no início do terceiro trimestre.

COMGÁS

A Comgás diz que a implementação está em estudo e a expectativa é que o Pix automático seja disponibilizado aos consumidores no ano que vem.

ENEL

A Enel Brasil informa que está avaliando a nova modalidade e irá implementar o Pix automático. No momento, no entanto, não há previsão para a disponibilização da funcionalidade aos clientes.

BIO RITMO

A Bio Ritmo diz que “está de olho na novidade e está estudando a viabilidade da implementação da nova modalidade de pagamento para seus clientes”. Caso seja possível, a academia diz que o Pix automático será implementado progressivamente.

HAPVIDA

A empresa diz que a adoção dessa modalidade está em fase de avaliação pela área financeira, com previsão de implementação em curto ou médio prazo.

COMO FUNCIONA O PIX AUTOMÁTICO?

Ao autorizar as cobranças por Pix automático, o cliente deverá definir algumas regras, como o valor máximo de cada pagamento. Caso não concorde com o valor da cobrança, será possível cancelar o agendamento do pagamento até as 23h59 do dia anterior à cobrança.

Caso não haja saldo suficiente na conta do cliente no momento do débito, serão feitas três tentativas de cobrança em um período de até sete dias. Durante esse prazo, o cliente será notificado das tentativas e poderá providenciar os recursos para manter o serviço ativo. A modalidade promete aposentar o débito automático no futuro.

– O cliente deve checar se a empresa (como sua academia ou seu serviço de streaming) oferecem o Pix automático como forma de pagamento

– Depois, será necessário autorizar o pagamento das cobranças e definir regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito

– Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa enviará a cobrança ao banco do pagador

– O banco agenda o pagamento e notifica o cliente, que pode conferir, antes do pagamento e no app da sua conta, se está tudo certo

– No dia previsto, o banco efetiva o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas na autorização

JÚLIA GALVÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.