SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Empresas que mantêm fábricas em cidades do Rio Grande do Sul anunciaram que suspenderam a produção de suas unidades em meio às chuvas que atingem o estado desde a semana passada. Os temporais causaram estragos em cerca de um a cada três municípios.
A Tramontina suspendeu a produção em duas fábricas localizadas na cidade de Carlos Barbosa, na Serra Gaúcha. Nessas unidades só haverá manutenção de maquinário.
A empresa, que produz produtos para casa, concedeu férias coletivas para quatro mil funcionários. O retorno está previsto para o próximo dia 16. “Demais colaboradores dos setores administrativos e comerciais seguem operando, com equipes reduzidas e permitindo home office para aqueles que necessitarem”, diz o comunicado.
Outras duas unidades que também operam na cidade receberão férias apenas em alguns setores, ainda em definição. O diretor José Paulo Medeiros diz que a concessão de férias será priorizada para aqueles funcionários que necessitem de maior deslocamento.
Já a Gerdau, maior produtora de aço do país, paralisou as atividades em Charqueadas e Riograndense, na região metropolitana de Porto Alegre, até o domingo (5). “A decisão foi estabelecida visando a segurança das pessoas e para que os colaboradores e colaboradoras possam estar próximos a suas famílias neste momento desafiador para o povo gaúcho”.
A empresa garante que a paralisação não afetará as entregas a clientes, “e que nenhuma das unidades foi impactada pelos temporais”.
A Randoncorp, que atua na produção de equipamentos para transporte, suspendeu as operações presenciais nas unidades em Caxias do Sul, Farroupilha e Flores da Cunha. A paralisação segue até o domingo, com retorno previsto para a segunda-feira (6).
Outros funcionários da empresa atuarão em home office.
Redação / Folhapress