RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Entenda como Venezuela passou de mais rica da América Latina para palco de crise humanitária

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Venezuela viveu seu primeiro longo período democrático a partir de 1958, quando terminou uma ditadura militar iniciada dez anos antes. Os principais partidos entraram em acordo para governar o país no chamado Pacto de Puntofijo.

Ao longo destes 66 anos, a nação sul-americana viveu períodos de bonança e de crise atrelados às variações do preço do petróleo, acompanhados com frequência por instabilidade política. O século 20 terminaria com a ascensão do chavismo em 1998, no poder desde então e hoje representado pelo ditador Nicolás Maduro, que busca um terceiro mandato neste domingo (28).

Acompanhe, abaixo, a linha do tempo dos principais momentos desse período, no qual a Venezuela passou de país mais rico da América Latina a palco da maior crise humanitária e migratória recente da região. Hoje, a qualidade de vida voltou a melhorar, mas está nos mesmos níveis dos anos 1990.

1958 Após dez anos de ditadura militar, Venezuela volta à democracia com uma insurreição popular e um acordo entre seus três principais partidos. Rómulo Betancourt é eleito.

1959-1964 No contexto da Guerra Fria, seu governo é marcado pela abertura econômica e pelo rompimento das relações com Cuba e outros governos ditatoriais. O presidente enfrenta ainda conflitos com guerrilhas comunistas, uma tentativa de assassinato e outra de golpe militar.

1967-1969 Guerrilha chega ao fim após uma tentativa frustrada de invadir o país com apoio de Cuba. O grupo é anistiado, e o Partido Comunista é legalizado, mas a repressão estudantil recrudesce.

1973-1974 Crise global causa uma disparada nos preços do petróleo, beneficiando a então apelidada “Venezuela saudita”.

1976-1983 O país nacionaliza a exploração do combustível com a criação da estatal Petróleos de Venezuela S.A (PDVSA). Com mais investimentos e programas sociais, começa o endividamento.

1983 Uma grave crise econômica faz a pobreza voltar a crescer, depois de três décadas em declínio; medidas de austeridade e desvalorização da moeda pelo governo de Carlos Andrés Pérez geram descontentamento popular.

1989 Caracazo: Protestos violentos contra o aumento dos custos de vida se espalham por Caracas e pelo país, resultando em centenas de mortes.

Homem pula em cima de automóvel durante manifestação conhecida como “Caracazo” em fevereiro de 1989, em Caracas Divulgação **** 1992 e 1994 O governo sofre duas tentativas de golpe frustradas, uma delas liderada por Hugo Chávez, então tenente-coronel do Exército, que ganha visibilidade nacional. Pérez sofre impeachment após acusações de corrupção, e Chávez é perdoado.

O então tenente-coronel do exército venezuelano Hugo Chávez conversa com a imprensa em 1994, depois de sair da cadeia Bertrand Parres – 26.mar.94/AFP **** 1994-1998 País enfrenta um período de instabilidade em meio ao agravamento da crise econômica e social.

Arte HTML5/Folhagráfico/AFP https://arte.folha.uol.com.br/mundo/2024/07/25/venezuela-historia/infografico4.html *** 1998 Hugo Chávez é eleito presidente e inicia mudanças políticas significativas com sua plataforma socialista conhecida como “Revolução Bolivariana”, aproximando-se do cubano Raúl Castro.

1999 Sofrendo críticas por indicar aliados a postos-chave da burocracia, Chávez convoca um referendo e aprova nova Constituição. A Carta ampliou o mandato e os poderes do presidente e permitiu sua reeleição.

2002 Chávez sofre uma tentativa de golpe de Estado, contida após protestos populares e apoio militar.

Galeria Líderes e regimes autoritários dos quais governo Lula foi próximo Relação de Lula e do PT com ditaduras é pedra no sapato histórica do petismo https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1747207980468966-lula *** 2003-2013 Período é marcado por uma nova alta nos preços do petróleo e pela expansão de políticas sociais, mas também má gestão econômica e corrupção.

Arte HTML5/Folhagráfico/AFP https://arte.folha.uol.com.br/mundo/2024/07/25/venezuela-historia/infografico5.html *** 2009 Chávez anuncia intenção de concorrer novamente à Presidência e convoca um plebiscito para eliminar os limites de reeleição, vencendo com 54% dos votos.

2013 Chávez morre de câncer, e seu vice Nicolás Maduro é eleito em vitória apertada contra o opositor Henrique Capriles. A economia começa a deteriorar-se rapidamente devido à queda dos preços do petróleo e políticas econômicas controversas.

Nicolás Maduro ergue uma réplica da espada de Simón Bolívar sobre o caixão de Hugo Chávez durante o funeral do presidente venezuelano em março de 2013, em Caracas 8.mar.13/Palácio de Miraflores via Reuters **** 2015 A oposição vence eleições legislativas e toma controle da Assembleia Nacional. O então presidente dos EUA, Barack Obama, aplica sanções contra a Venezuela e passa a considerá-la uma ameaça à segurança nacional.

2017 Maduro inicia um processo para invalidar a Assembleia Nacional por uma Assembleia Constituinte governista, gerando críticas internacionais e protestos em massa que terminaram com milhares de presos e mais de cem mortos. Com o Legislativo sob jugo do Executivo, país se vê diante de uma ditadura.

Arte HTML5/Folhagráfico/AFP https://arte.folha.uol.com.br/mundo/2024/07/25/venezuela-historia/infografico6.html *** 2019 Maduro se reelege em pleito contestado, e Juan Guaidó, líder da oposição, se declara presidente interino. O país enfrenta uma crise humanitária com hiperinflação, escassez de alimentos e medicamentos e uma nova onda de protestos.

Sob Donald Trump, EUA ampliam sanções e miram diretamente a PDVSA, prejudicando o setor petrolífero na Venezuela.

Arte HTML5/Folhagráfico/AFP https://arte.folha.uol.com.br/mundo/2024/07/25/venezuela-historia/infografico7.html *** Galeria Guaidó tenta derrubar ditadura de Maduro em 2019 Junto a Leopoldo López, líder opositor convocou protestos na terça-feira, 30.abr.19 https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/nova/1632244066440187-guaido-tenta-derrubar-maduro#foto-1632244066516559 *** 2018-2022 O país protagoniza uma das maiores crises migratórias da América Latina, com êxodo em massa de venezuelanos em busca de melhores condições de vida.

Arte HTML5/Folhagráfico/AFP https://arte.folha.uol.com.br/mundo/2024/07/25/venezuela-historia/infografico8.html *** 2023-2024 Maduro promove uma abertura silenciosa, e índices econômicos voltam a melhorar, mas desigualdade se aprofunda, gerando bolsões de riqueza. Em ano de eleição e alta rejeição ao regime, perseguição a opositores cresce.

Arte HTML5/Folhagráfico/AFP https://arte.folha.uol.com.br/mundo/2024/07/25/venezuela-historia/infografico9.html *** Galeria Após colapso econômico, Venezuela gera bolsões de riqueza País tenta se estabelecer em nova realidade desigual e alimentada por dólares americanos https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/1761656827172056-ferraris-e-criancas-passando-fome-na-venezuela-a-visao-socialista-acabou ***

JÚLIA BARBON E VICTOR LACOMBE / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS