SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os candidatos ao cargo de prefeito nas eleições 2024 precisaram apresentar à Justiça Eleitoral um plano de governo, documento que concentra as propostas dos políticos em diferentes frentes, como educação e saúde.
A partir dele, o eleitor pode obter informações para embasar melhor o seu voto.
É possível acessar os planos a partir da plataforma DivulgaCand. Além dos projetos, ela concentra outras informações dos candidatos, como grau de instrução, em que outras eleições já concorreram e o endereço de sites e redes oficiais.
Para ter acesso ao conteúdo, basta entrar na plataforma e fazer a consulta por região do Brasil.
O eleitor de São Paulo, por exemplo, deve clicar na região Sudeste, identificar o estado na página seguinte e clicar em “candidaturas”.
Depois, precisa selecionar o município, o cargo de prefeito e clicar em “pesquisar”.
A página seguinte mostra a lista de candidatos inscritos junto à Justiça Eleitoral.
Clicando no nome escolhido, o eleitor tem acesso aos dados do político. A parte intitulada “propostas” traz o plano de governo.
O documento costuma abordar diretrizes estratégicas em várias frentes, como segurança urbana e mobilidade.
A eleição 2024 está marcada para o primeiro domingo de outubro, dia 6. O segundo turno acontece, nas cidades em que houver, no dia 27 do mesmo mês.
O pleito definirá prefeitos e vereadores por todo o país. A votação ocorrerá em 5.568 cidades e vai mobilizar mais de 150 milhões de eleitores, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
ANA GABRIELA OLIVEIRA LIMA / Folhapress