SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos do Campeonato Brasileiro, o Corinthians vê a Data Fifa como período ideal para realinhar a rota e concluir a temporada sem risco de rebaixamento.
A equipe terá mais de uma semana livre e só volta a jogar na quinta-feira (19), contra o Fluminense, pela 27ª rodada do torneio nacional. O time ocupa a 13ª posição na tabela com 31 pontos apenas quatro à frente do Vasco, que abre o Z4.
O QUE PRECISA SER RESOLVIDO?
Padrão coletivo
Mano e sua comissão chegaram no fim do mês passado e comandaram a equipe em apenas três ocasiões, mas já detectaram um dos problemas alvinegros: a falta de padrão. O técnico ressaltou que um dos seus grandes objetivos na Data Fifa é justamente consertar o coletivo antes de corrigir questões individuais.
Linha defensiva
Outra questão que vem dando dor de cabeça ao torcedor envolve os zagueiros e laterais. Sob comando da nova comissão, o Corinthians ainda não repetiu a defesa na escalação seja por opções técnicas, suspensões ou lesões. Em meio à turbulência, Fábio Santos indicou aposentadoria no final da temporada, Gil voltou a ser questionado e Bruno Méndez deixou a partida do último fim de semana com dores. A folga pode servir para uma definição, de fato, dos quatro titulares à frente de Cássio.
Parceiro de Yuri Alberto
Desde a saída de Róger Guedes, o camisa 9 atuou com diferentes companheiros no ataque alvinegro, mas nenhum se firmou: nas últimas semanas, o time já jogou com dois pontas (como Romero e Mosquito) e com jovens atuando atrás de Yuri (como Wesley e Pedro). O período de treinamentos é o momento ideal para Mano escolher o novo companheiro do centroavante.
Físico de Renato Augusto
A Data Fifa é crucial para o meia de 35 anos, que virou o termômetro do Corinthians na temporada e tem sofrido com o desgaste diante da sequência pesada de jogos. Os 10 dias sem partidas oficiais são fundamentais para a comissão recolocar Renato em 100% das condições físicas e concluir a temporada sem necessidade de afastá-lo de alguns compromissos.
BRUNO MADRID / Folhapress