SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A FJS (Associação Francesa de Mulheres Jornalistas Esportivas) e o UJSF (Sindicato de Jornalistas Esportivos de França) divulgaram um comunicado conjunto em que denunciam comentários sexistas durante uma partida de tênis feminino nas Olimpíadas de Paris.
Entidades afirmam que episódio aconteceu durante uma transmissão da rádio RMC, na terça-feira (30). De acordo com a nota, a fala foi ao ar em rede nacional, enquanto as francesas Caroline Garcia e Diane Parry enfrentavam as italianas Sara Errani e Jasmine Paolini.
“À esquerda tem a Sara Errani, que manda. Ela faz tudo: a louça, a cozinha, o esfregão”, disse o comentarista, que não teve o nome revelado. Na sequência, os companheiros de transmissão dão risada da declaração.
COMENTARISTA É DEMITIDO
Entidades também elogiaram a decisão da Eurosport de demitir Bob Ballard, após falas sexistas sobre nadadoras. Ela faria a cobertura das Olimpíadas de Paris 2024 na emissora que pertence à Warner Bros., quando fez comentários inapropriados sobre as atletas que disputaram o revezamento 4x100m livre, no último sábado (27).
O comentário foi feito após a equipe australiana conquistar a medalha de ouro na modalidade. Enquanto as atletas se dirigiam ao Centro Aquático de Paris para a premiação, Ballard disse: “Bem, as mulheres estão terminando. Você sabe como elas são… Andam por aí, se maquiam”.
Lizzie Simmonds, nadadora que também participava da transmissão, classificou o comentário como “ultrajante”, mas não se manifestou diante os espectadores do programa. As informações são do portal Deadline.
Após a repercussão negativa nas redes sociais, o Eurosport divulgou uma nota afirmando que Ballard havia sido afastado das transmissões. “Durante um evento da cobertura do Eurosport na noite passada, o comentarista Bob Ballard fez um comentário inapropriado. Para esse fim, ele foi removido da nossa lista de comentaristas com efeito imediato”, dizia o comunicado da rede ao The Independent.
Redação / Folhapress