SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Policiais militares, bombeiros e brigadistas de usinas fazem buscas por um homem que desapareceu na tarde desta quinta-feira (26) em Neves Paulista, interior de São Paulo, durante incêndio que atinge grande área e já consumiu canaviais, seringais, e áreas de mata e pastagem.
O homem desaparecido, segundo os bombeiros, é funcionário de uma fazenda e tentava manejar o gado para longe do fogo, quando sumiu, por volta das 15h.
No total, 13 cidades do interior de São Paulo têm focos de incêndio nesta sexta (27). Os municípios atingidos são São José do Barreiro, Bananal, Bom Jesus dos Perdões, Ipeúna, Corumbataí, Patrocínio Paulista, Santa Isabel, Jaú, Neves Paulista, Salmourão, Penápolis, Santo Antônio do Aracanguá, e Andradina.
Em Penápolis, durante a noite, o fogo atingiu área de vegetação próxima ao Parque Industrial. Devido à chegada da frente fria, o vento ficou muito forte e espalhou o fogo muito rápido.
As chamas chegaram perto de um hospital psiquiátrico, que precisou ser evacuado. Ninguém ficou ferido, de acordo com a Defesa Civil.
O fogo também atingiu um pátio de veículos apreendidos.
Após três dias consecutivos de recorde de calor, a cidade de São Paulo volta a sentir os efeitos de uma frente fria na tarde desta sexta, o que já provoca chuva e vai baixar um pouco a temperatura no fim de semana.
Além do refresco na sétima onda de calor do ano, essa mudança do tempo também provocará chuvas isoladas no interior de São Paulo, ajudando o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil no combate aos focos de incêndio que continuam queimando as regiões de mata e plantações no estado.
Outra boa notícia é que esse cenário atmosférico vai aumentar a umidade relativa do ar e ajudar na dispersão da poluição, melhorando a qualidade geral do ar em todo o estado.
FRANCISCO LIMA NETO / Folhapress