RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Erika Hilton vai protocolar PEC que acaba com escala 6×1 e prevê 4 dias de trabalho

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) vai protocolar nesta terça-feira (25) a PEC (proposta de emenda à Constituição) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 e a adoção de uma jornada de 36 horas semanais, dividida em quatro dias.

O texto foi apresentado pela parlamentar em 1º de maio do ano passado, no Dia do Trabalhador, ganhou tração nas redes sociais no fim de 2024 e, em novembro, conseguiu o mínimo de assinaturas necessárias para ser protocolada, 171.

Agora, de acordo com o PSOL, já são 234 assinaturas de apoio. Para ser aprovada no plenário da Câmara, são necessários os votos de, pelo menos, 308 deputados. Depois, no Senado, o mínimo é de 49 votos.

A parlamentar dará uma entrevista coletiva após protocolar a proposta no sistema da Câmara. Também participarão deputados aliados e representantes de movimentos sociais, como o Movimento Vida Além do Trabalho.

A proposta apresentada por Erika Hilton altera o artigo 7º da Constituição, no inciso 8, que trata da jornada de trabalho, propondo a redução para quatro dias semanais.

Uma vez protocolado, após a conferência das assinaturas, o texto seguirá para a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania) da Câmara dos Deputados, que analisará a admissibilidade da proposta.

O tema, no entanto, encontra resistência em alguns setores como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), que alerta para os possíveis impactos negativos de uma imposição legal sobre a jornada de trabalho.

A entidade aponta que a medida poderia prejudicar a competitividade das empresas, especialmente as micro e pequenas, e enfraquecer o diálogo entre empregadores e empregados sobre a duração das escalas.

No ano passado, o Palácio do Planalto via a medida como positiva, mas ainda avaliava os desdobramentos com cautela.

O presidente Lula (PT), que não tem celular, já estava a par do movimento que cresceu nas redes sociais, segundo auxiliares.

Erika Hilton (PSOL-SP) chegou a se reunir com ministros do governo, como Alexandre Padilha (Relações Institucionais), no ano passado para discutir o tema.

MARIANNA HOLANDA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS