SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), afirmou neste sábado (23) que vai decretar situação de emergência nas cidades mais afetadas pelas fortes chuvas que atingem o estado desde nesta sexta-feira (22).
O decreto de emergência até o momento será para dez municípios. Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul, Muniz Freire e Guaçuí são alguns dos municípios que foram mais afetados pela chuva
Há municípios, como Bom Jesus do Norte na divisa com o Rio de Janeiro, que receberam mais de 300 milímetros de chuva. A previsão, segundo o governador, era de 100 mm nas últimas 24 horas.
Ao todo, são mais de 1.200 desabrigadas em Vargem Alta, onde uma represa rompeu, são mil pessoas. As informações foram divulgadas em boletim da Defesa Civil na manhã deste sábado (23).
Não há registro de mortes ou feridos até o momento. Uma pessoa com deficiência precisou ser resgatada após ficar ilhada e moradores de um lar de idosos precisaram ficar isolados no segundo pavimento da construção, esperando pelo socorro dos bombeiros.
O governador afirmou que a prioridade é resgatar as pessoas que estão em lugares de risco.
Casagrande também disse que há informações de dois desaparecidos em Apiacá e Mimoso do Sul. “Ainda não é oficial o que aconteceu de forma definitiva com essas pessoas. Mas já temos informações de prefeitos, de que pessoas podem ter perdido a vida ou estarem desaparecidas”, afirmou o governador.
Caminhão dos bombeiros foi arrastado pela água. A cena foi gravada por moradores de Mimoso do Sul, onde uma rede pluvial rompeu. Outros veículos também foram arrastados pela enxurrada.
Risco alto de deslizamento de terra em sete municípios. O alerta foi emitido para Mimoso do Sul; Muniz Freire; Guaçuí; Alegre; Vargem Alta; Jerônimo Monteiro e Bom Jesus do Norte.
*
DEZ MUNICÍPIOS MAIS AFETADOS E O VOLUME DE CHUVA
Bom Jesus do Norte: 304.2 mm
Mimoso do Sul: 231.8 mm
Muniz Freire: 196.4 mm
Alegre: 161.25 mm
Guaçuí: 153.61 mm
Rio Novo do Sul: 151.8 mm
Vargem Alta: 150.6 mm
Jerônimo Monteiro: 139.23 mm
São José do Calçado: 132 mm
Iúna: 98.6 mm
Os dados fazem parte do boletim divulgado às 11h pelo governo.
Redação / Folhapress