Esta segunda-feira (1º) pode ter a menor temperatura do ano em São Paulo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após uma massa de ar polar derrubar o bloqueio atmosférico que estava mantendo a temperatura acima do normal na região central do país, o domingo (30) teve clima típico de inverno na região metropolitana de São Paulo. E a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é que na manhã desta segunda-feira (1º) possa fazer a menor temperatura do ano na capital paulista.

O recorde anterior registrado na estação convencional do Mirante de Santana, na zona norte, onde é feita a marcação oficial da cidade, foi de 10,4°C no dia 29 de maio, mas a previsão é que os termômetros marquem 10°C.

De acordo com as estações meteorológicas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a tarde deste domingo (30) foi a mais fria do ano, com média de 15,2°C na cidade, e menor valor absoluto de 13,2°C na região de Parelheiros, no extremo da zona sul.

Os dados do CGE mostram ainda que junho acumulou apenas 0,6 mm de chuvas até o momento, o que corresponde a 1,2% dos 49,5 mm esperados para o mês, sendo que o último registro significativo ocorreu no dia 27 de maio, com 27,8 mm.

À noite, a temperatura média na Grande São Paulo era de 11°C por volta das 18h. Em Parelheiros, o termômetro já marcava 10°C.

Segundo o CGE, a segunda ainda deve começar com chuviscos e gelada. A partir da tarde, o tempo melhora e o Sol retorna gradativamente entre as nuvens, aumentando progressivamente a temperatura, que não deve superar os 19°C.

A partir de terça (2), as manhãs continuarão geladas na capital, mas as máximas voltarão a superar os 20°C. A mínima deve ficar na casa dos 12°C, enquanto as máximas podem chegar aos 23°C.

Quarta (3) e quinta (4), as manhãs deverão ter frio de 14°C , enquanto as máximas vão a 26°C e 27°C, respectivamente. E até o próximo fim de semana, as mínimas ficarão entre 14°C e 15°C, com as máximas entre 24°C e 25°C.

Por causa da massa de ar polar, a Defesa Civil do município manteve toda a cidade em estado de alerta para baixas temperaturas desde as 10h30 da última sexta-feira (28).

Assim, a Defesa Civil estadual reabriu neste domingo o Abrigo Solidário, na estação Pedro 2º do metrô, na região central, para acolher as pessoas em situação de rua, que são mais vulneráveis e expostas ao frio intenso.

A entrada do abrigo será pela estação, na rua da Figueira, e o atendimento começa às 19h e fecha às 8h do dia seguinte. O local funcionará também na noite desta segunda para terça.

“Os abrigados terão colchões para dormir, cobertores e refeições gratuitas servidas pelo Programa Bom Prato Móvel. A Secretaria de Transportes Metropolitanos, juntamente com o Metrô, o FUSSP (Fundo Social de São Paulo) e a Defesa Civil do Governo de SP somam esforços para ativarem a estrutura do alojamento, e, assim atender à população vulnerável da capital. O local tem capacidade para acolher cem pessoas por noite, além de oferecer jantar e café da manhã”, informou a Defesa Civil.

DEMAIS REGIÕES DE SP

O frio também atingirá as demais regiões do estado de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, os termômetros devem chegar na casa dos 7ºC em Campos do Jordão nesta segunda-feira.

Para a região do vale do Ribeira, as mínimas devem ser de 12ºC nesta segunda. Já a região do Vale do Paraíba deve registrar mínimas de 12ºC.

No litoral sul, Baixada Santista e litoral norte, as mínimas variam entre 18ºC e 17ºC. Em todas essas regiões, a temperatura voltará a subir nos próximos dias, seguindo o afastamento da frente fria rumo ao oceano.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS