SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O fenômeno João Fonseca se vê diante da possibilidade de, aos 18 anos, quebrar uma “missão impossível” e escrever o seu nome nos livros dos recordes do tênis mundial dependendo de sua campanha neste Australian Open. Isso sendo o caçula da edição e disputando o seu primeiro Grand Slam.
Fonseca pode ser tornar o primeiro tenista a se sagrar campeão de um Grand Slam vindo do classificatório. Ele conquistou a sua vaga na chave principal do Australian Open após ter vencido os três compromissos do qualifiying.
Tal feito seria inédito entre os homens e só foi alcançado uma vez na história do esporte, em 2021, pela britânica Emma Raducanu. Na ocasião, a tenista de 18 anos venceu o US Open e se tornou a primeira qualifier a conquistar um dos quatro principais títulos da temporada. Até então, nenhum atleta vindo do classificatório havia nem sequer chegado a uma final de Grand Slam.
O sonho ainda está longe, o brasileiro tem um longo caminho pela frente e enfrenta o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, logo na primeira rodada. Será o quarto confronto desta terça-feira (14) na Margaret Court Arena, a segunda principal do evento, e deve começar entre 6h30 e 7h (de Brasília).
Fonseca, além de estreante, é o tenista mais jovem desta edição do Australian Open. Caçula do torneio, ele tem 18 anos, quatro meses e 23 dias de idade. O segundo tenista mais novo na disputa é o espanhol Martin Landaluce, de 19 anos e dois dias, conforme levantamento feito pelo portal TennisMyLife.
O confronto Fonseca x Rublev é um dos jogos mais aguardados da rodada inicial. Além da presença do 9º colocado no ranking, a promessa brasileira do tênis vem atraindo alta expectativa no meio do esporte. João vive fase iluminada, ostenta uma invencibilidade de 13 jogos, embalado pelos títulos do Next Gen e do Challenger de Camberra, e desponta até como um dos favoritos nas casas de apostas para conquistar o torneio mesmo ainda estando fora do top 100.
O Australian Open está sendo transmitido pelos canais ESPN e pelo streaming Disney+. O horário em Melbourne está 14h à frente do de Brasília.
Redação / Folhapress