SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Europa quer usar G20 para cobrar financiamento climático, Janja diz ‘”fuck you, Elon Musk”, e empresário responde com risadas, 80% defendem demissão de servidores por mau desempenho, aponta Datafolha e outras notícias deste domingo (17).
G20
Países europeus querem usar G20 para obrigar emergentes a contribuir com financiamento climático. Brasil se opõe à proposta; pelo Acordo de Paris, só ricos têm obrigação de pagar por adaptação climática.
XI JINPING
China-Brasil: Com futuro compartilhado e amizade que supera distâncias é hora de navegarmos juntos sob velas cheias. Em artigo para a Folha de S.Paulo às vésperas da cúpula do G20, líder chinês, Xi Jinping, destaca parceria em várias áreas e diz ser preciso reformar FMI, Banco Mundial e OMC.
G20
Lula fala em ameaça extremista e reforça bandeiras no G20 Social. Presidente voltou a defender reforma do Conselho de Segurança da ONU e recursos para a preservação da Amazônia.
GOVERNO LULA
‘Fuck you, Elon Musk’, diz Janja; veja vídeo. Primeira-dama discursou em painel do G20 Social no Rio e atacou dono do X, que ocupará cargo no governo Trump.
VIDA PÚBLICA
80% defendem demissão de servidores por mau desempenho, mostra Datafolha. 7 em cada 10 brasileiros também são favoráveis a uma reforma administrativa.
VINOLÊNCIA
Ataque contra delator do PCC teve sinal de dentro do saguão do aeroporto, diz delegada. Carro usado pelos criminosos antes de parar atrás de ônibus e aguardar saída do alvo, que havia delatado o PCC e policiais.
BRASÍLIA
Vestígios de autor de atentado em Brasília incluem casa, trailer, fogos e visitas a prédios oficiais. Francisco passou temporadas longas na capital e teve passagens pelo STF e Câmara; cronologia reforça ação premeditada, diz PF.
ECONOMIA
Pacote de Haddad para conter gastos deve ter impacto de R$ 70 bi em 2025 e 2026. Limitar ganho real do salário mínimo deve ser uma das medidas; anúncio ocorrerá após Cúpula do G20.
COTIDIANO
PCC mira vitrines do mercado imobiliário do Tatuapé para lavar dinheiro. Imóveis que elevaram o padrão do bairro eram os preferidos da organização, segundo delação de Vinicius Gritzbach, morto no aeroporto de Guarulhos.
Redação / Folhapress