SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A janela de transferências do Brasil está fechada, mas isso não quer dizer que jogadores não possam deixar o país. Os principais mercados da Europa, porém, têm seus períodos de transferências perto do fim e quem restará ameaçando os brasileiros será a Arábia Saudita.
Com a janela brasileira fechada, os clubes do país só podem contratar jogadores livres. Por outro lado, ainda podem perder jogadores para clubes de países em que a janela siga aberta. Ou seja, caso negociem seus atletas, os clubes brasileiros terão poucas opções para repor e qualificar seus elencos.
A primeira janela que costuma se abastecer no Brasil e será fechada na Europa é Portugal, cujo último dia está marcado para 31 de agosto.
No dia seguinte, 1º de setembro, fecham-se as janelas de países como Alemanha, França, Inglaterra, Espanha, Itália, Holanda e Ucrânia.
Outros países que costumam contratar brasileiros têm mais tempo para aproveitar as ‘últimas promoções’, como a Rússia, cuja janela se fecha em 14 de setembro, e a Turquia, onde o período de transações se encerra no dia 15 de setembro.
Enquanto isso, a Arábia Saudita, que agitou o mercado da bola recentemente, seguirá podendo receber jogadores até 20 de setembro.
Ainda na Ásia, os clubes do Qatar ainda podem receber jogadores até 18 de setembro, enquanto a janela dos Emirados Árabes Unidos vai até 21 de setembro.
Redação / Folhapress