RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – O ex-deputado e administrador Sergio Victor (Novo), 37, levou seu partido a uma inédita vitória em São Paulo, ao derrotar em Taubaté o ex-prefeito Ortiz Junior (Republicanos), 50, e ser eleito para comandar a segunda cidade mais populosa do Vale do Paraíba.
Com pouco mais de 92% das urnas apuradas, Victor recebeu neste domingo (27) 61,86% dos votos válidos, de acordo com o TSE, ante os 38,14% de seu adversário, que governou o município entre 2013 e 2020.
A disputa em Taubaté era uma das duas chances neste domingo de o Novo, fundado em 2011 e registrado no TSE em 2015, conquistar pela primeira vez uma prefeitura no estado. A outra era em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), onde o empresário Marco Aurélio Martins (Novo) enfrentou o deputado federal Ricardo Silva (PSD).
Sergio entrou na política em 2018, ao se candidatar a deputado estadual, e foi eleito com 29.909 votos. Tentou a reeleição quatro anos depois, mas mesmo obtendo votação superior (41.671), não conseguiu um novo mandato.
Em sua primeira disputa à prefeitura, contou apenas com o apoio do PDT à sua candidatura, enquanto Ortiz Junior teve ao seu lado sete siglas (Republicanos, Podemos, União Brasil, PSD, Avante, PSDB e Cidadania).
Formado em economia e administração de empresas, o futuro prefeito afirmou durante sua campanha que vai governar com austeridade financeira, visão de longo prazo e que fará uma reforma administrativa na prefeitura. O vice-prefeito eleito é o coronel da PM Oliveira Neto.
Para chegar à vitória, o prefeito eleito precisou reverter a desvantagem do primeiro turno, quando obteve 23,52% dos votos válidos, ante os 36,20% de Ortiz.
Já o candidato derrotado neste domingo estava em sua quarta disputa à prefeitura, numa carreira política construída no PSDB, legenda que foi esfacelada nas eleições deste ano em São Paulo. Na primeira vez, em 2008, ficou na terceira colocação, com 30,98% dos votos válidos, numa eleição muito acirrada, em que o mais votado obteve 33,51%.
Dois anos depois, também não foi eleito na tentativa de obter uma cadeira de deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo. Voltou a disputar a Prefeitura de Taubaté em 2012, e chegou à sua primeira vitória, repetida quatro anos depois, em sua reeleição.
Há dois anos, voltou a disputar uma vaga de deputado estadual e recebeu 66.914 votos, mais do que Sergio Victor na mesma eleição, mas insuficiente para ser eleito.
Também disputaram o primeiro turno da eleição em Taubaté Márcia do PL (PL), que recebeu 21,56% dos votos válidos, Loreny Mayara Caetano Roberto (Solidariedade), com 15,18%, Coronel Paulo Ribeiro (PT), 2,02%, e José Saud (PP), 1,52%.
MARCELO TOLEDO / Folhapress