SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A abertura da 16ª rodada do Campeonato Inglês teve uma surpresa suada para o líder Liverpool, que recebeu em sua casa o Fulham.
Em jogo equilibrado, o Fulham segurou o Liverpool, empatando por 2 a 2, no estádio Anfield, em jogo com destaque de brasileiros: os ex-flamenguistas Andreas Pereira e Rodrigo Muniz marcaram para o time londrino, enquanto Gakpo e Diogo Jota fizeram para o time da casa.
O Liverpool continua na liderança, com 36 pontos, e viu a sua distância para o Arsenal se manter em seis pontos -a equipe empatou com o Everton. O Liverpool, no entanto, podem ver sua distância para o Chelsea, que tem 31 pontos, e para o Manchester City, com 27, cair até o fim da rodada. Ambos jogam neste domingo.
Já o Fulham, subiu na tabela de classificação com o empate, e foi para 24 pontos na classificação, indo provisoriamente para a 9ª posição na tabela.
Na próxima rodada, o Liverpool viaja a Londres, domingo (22), para enfrentar o Tottenham, enquanto o Fulham, por sua vez, recebe o Southampton, no mesmo dia, em casa. No meio da semana, na quarta-feira (18), o Liverpool enfrenta o Southampton, fora de casa, em confronto pela Copa da Liga Inglesa.
COMO FOI O JOGO
Desde o começo da partida, se esperava um Liverpool que tomasse as rédeas do jogo, por conta de estar na liderança da competição, e por jogar em casa, e nos primeiros minutos, a equipe tentou se impor pela posse. Mas justamente em um contra-ataque pelas pontas, foram surpreendidos pelo Fulham com o gol de Andreas Pereira.
O gol do brasileiro a princípio não mudaria a tendência da partida na primeira etapa. Mas logo o time da casa teve outro balde de água fria com a expulsão de Robertson. Em termos de atitude, o Liverpool permaneceu tentando atacar, mas esbarrava numa forte marcação do Fulham, em um sistema encaixado pelo técnico português Marco Silva.
Na etapa complementar, o Liverpool manteve o mesmo ímpeto, e logo de cara, conseguiu empatar o jogo com o gol de Gakpo, de cabeça, e impôs uma pressão sobre a equipe visitante, mesmo com um jogador a menos, buscando a virada para se manter com mais folga na ponta da classificação.
Mas como a equipe comandada por Arne Slot tinha dificuldade de criar finalizações, especialmente dentro da área, aos poucos o Fulham foi se defendendo e tentando contra-ataques, tentando competir pela posse de bola. Porém, com as substituições, o Liverpool tomaram de novo a vantagem no controle de bola. Mas o castigo veio para o time da casa com um gol de Rodrigo Muniz, ainda que poucos minutos depois, o gol de Diogo Jota manteve a tendência dos mandantes no ataque, mas sem mudar o resultado final do jogo.
LIVERPOOL
Alisson, Alexander-Arnold (Diogo Jota), Gomez, van Dijk, Robertson; Gravenberch, Szoboszlai (Eliott), Curtis Jones (Quansah); Salah, Gakpo (Darwin Núñez), Luis Díaz. Técnico: Arne Slot
FULHAM
Leno, Tete (Castagne), Diop, Cuenca, Robinson; Berge, Luki?, Wilson (Adama Traoré); Andreas Pereira (Smith-Rowe), Iwobi, Jiménez (Rodrigo Muniz). Técnico: Marco Silva
Competição: 16ª rodada do Campeonato Inglês 2024-2025
Local: Anfield, em Liverpool (Inglaterra)
Árbitro: Tony Harrington
Assistentes: Darren Cann, Steve Meredith
VAR: Stuart Attwell
Amarelos: Diop, Luis Díaz, Andreas Pereira, Robinson, Jones
Vermelhos: Robertson
Gols: Andreas Pereira (10/1º), Gakpo (2/2º), Rodrigo Muniz (31/2º), Diogo Jota (40/2º)
Redação / Folhapress