SANTO ANDRÉ, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A ex-nadadora Helen Smart, que disputou as Olimpíadas de Sydney, em 2000, morreu no último sábado (12).
O QUE ACONTECEU
Helen Smart, antes conhecida pelo sobrenome de solteira Don-Duncan, não teve a causa da morte descoberta ainda. O caso ainda tem sido investigado.
Entretanto, segundo o pai dela, John Don-Duncan em uma postagem feita em sua conta no Facebook, a ex-atleta morreu enquanto dormia.
“Helen era nosso orgulho e alegria. Ela iluminava qualquer lugar assim que chegava. Linda [mãe] e eu não conseguimos compreender como ela pôde simplesmente ir dormir e não acordar”, escreveu o pai da ex-nadadora.
Helen, que tinha 42 anos, havia parado de competir há alguns anos e vinha trabalhando em uma escolha na cidade de Wigan, na Inglaterra.
A Federação Britânica de Natação se manifestou através de uma nota oficial e lamentou a morte de Helen, que representou a Grã-Bretanha em diversas competições.
“A British Swimming está profundamente triste ao saber da morte da atleta olímpica Helen Smart (nascida Helen Don-Duncan), de 42 anos. Todos os nossos pensamentos e condolências estão com a família e amigos de Helen, bem como com aqueles da comunidade de natação que treinaram, competiram e trabalharam com Helen durante seu tempo no esporte”, afirma a nota da Federação.
QUEM ERA HELEN SMART
Helen era especialista no nado costas e representou a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de Sydney, na Austrália, em 2000. Ela competiu na prova dos 200m costas.
Antes de ser uma atleta olímpica, Helen se destacou nos campeonatos juniores, conquistando o título europeu em 1996.
Como profissional, ela foi medalha de bronze nos Jogos da Commonwealth e prata no Campeonato Europeu de Piscina Curta em 1998. No ano seguinte, ela também ficou com o segundo lugar no Campeonato Mundial de Piscina Curta.
Redação / Folhapress