SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ex-secretário-executivo de Desenvolvimento Social, Filipe Sabará deixa nesta terça-feira (4) a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), após sair da presidência do Conselho do Fundo Social, comandado pela primeira-dama, Cristiane Freitas.
Com sua saída, o cargo será absorvido pela primeira-dama, Cristiane Freitas, que passa a comandar o órgão de assistência social sem a ajuda de um presidente do conselho.
No organograma do governo, o órgão de assistência social faz parte da Casa Civil, e tem orçamento previsto para este ano de R$ 80,8 milhões.
Sabará ocupou o cargo também em outra ocasião, em 2019, durante a gestão do ex-governador João Doria (sem partido), quando atuou ao lado da primeira-dama Bia Doria. Antes, ele integrou a equipe de Doria na prefeitura como secretário de Assistência Social.
Na ocasião, o cargo de presidente do conselho se equiparou ao papel da primeira-dama no órgão, o que foi mudado pela atual gestão. Depois de Sabará, o posto foi ocupado por Berenice Giannella que também foi secretária municipal de Assistência Social, assim como o antecessor.
Sabará voltou ao Fundo Social recentemente para ajudar a primeira-dama na transição.
Criado em 1968, o Fundo Social é presidido pelas primeiras-damas e direciona projetos sociais à população vulnerável no estado.
MARIANA ZYLBERKAN / Folhapress