SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos 29 pessoas ficaram feridas nesta quarta (21) em um incêndio que provocou o colapso parcial de um edifício no centro de Paris, informou a polícia da capital da França. Desses, quatro estão situação de “urgência absoluta”, conforme balanço divulgado pelas autoridades publicado pelo jornal Le Monde.
A Promotoria de Paris afirmou que o edifício pegou fogo e desmoronou parcialmente, às 16h55 (hora local). Ele está localizado na Rua Saint-Jacques, no 5º arrondissement de Paris, próximo à Catedral de Notre-Dame.
A causa da explosão ainda é desconhecida, mas autoridades locais disseram, pouco antes do incidente, que havia relatados de um vazamento de gás.
Foram mobilizados 20 bombeiros e nove médicos no local. De acordo com o chefe da polícia de Paris, Laurent Nuñez, o incêndio foi “controlado”.
Equipes de resgate no local estão procurando por duas pessoas desaparecidas nos escombros, informou a promotoria de Paris.
Testemunhas descreveram o acidente como uma “explosão ensurdecedora e uma bola de fogo gigante, que deixou escombros espalhados pela rua. O edifício abriga a Paris American Academy, uma escola de design de moda popular entre estudantes estrangeiros.
“A loja balançou violentamente, parecia uma explosão de bomba”, disse Rahman Oliur, que administra uma loja de alimentos a algumas portas do edifício.
Mais de duas horas após a explosão, os socorristas ainda estavam tratando os moradores em estado de choque. Vários prédios próximos foram esvaziados.
Localizada no bairro Quartier Latin, a Rua Saint-Jacques leva da Catedral de Notre-Dame de Paris à Universidade Sorbonne e ao hospital militar Val de Grace e fica a poucos quarteirões do popular Jardin du Luxembourg.
O Quartier Latin é famoso como o lar de muitos escritores, músicos e outros artistas expatriados e franceses ao longo dos anos. Trata-se de uma região turística e altamente movimentada.
“Eu estava em casa escrevendo… pensei que fosse uma bomba”, disse a historiadora de arte Monique Mosser à agência de notícias Reuters, acrescentando que muitas das janelas de seu prédio foram quebradas pela onda de choque da explosão.
Em janeiro de 2019, um vazamento de gás causou uma explosão que matou 4 pessoas e feriu 66 no 9º arrondissement. Em abril daquele ano, um incêndio destruiu grande parte do telhado da Notre-Dame.
Redação / Folhapress