RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Família Moreira Salles lança oferta pública de ações da engarrafadora francesa Verallia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A família Moreira Salles anunciou nesta segunda-feira (10) que lançará oferta pública de aquisição das ações da engarrafadora francesa Verallia que ainda não estão sob seu controle e confirmou que pagará 30 euros (R$ 189,14) por papel, avaliando a empresa em 6,1 bilhões de euros (R$ 38,46 bilhões).

As ações do grupo, que fabrica garrafas para champanhe e conhaque, entre outras bebidas, subiram 4% no início do pregão. O papel acumula alta de cerca de 21% desde o início do ano, impulsionadas pelas negociações com os Moreira Salles.

A BW Gestão de Investimentos (BWGI), de propriedade da holding BWSA (Moreira Salles Brasil Warrant), disse em fevereiro que queria comprar a Verallia, na qual já detém uma participação de cerca de 28,8%, mas que avaliaria uma oferta pelo restante da empresa após os resultados anuais da companhia.

De acordo com a BBC, a BWSA é proprietária de parte das ações do Itaú Unibanco e detém o grupo Alpargatas (dona da sandália Havaianas) e Cambuhy Agrícola (produtora de laranja e cana-de-açúcar).

Um dos integrantes da família Moreira Salles é Walter Salles Júnior, diretor do filme “Ainda Estou Aqui”, vencedor do Oscar de melhor filme internacional deste ano. Ele é filho de Walther Moreira Salles, que morreu em 2001.

O grupo francês divulgou, no final do mês, lucro operacional medido pelo Ebitda ajustado ligeiramente acima do esperado pelo mercado para 2024 e disse que espera nível de lucro semelhante em 2025, com mais do que o dobro da geração de fluxo de caixa livre.

A BWGI afirmou que o período da oferta se encerra no final do primeiro semestre e acrescentou que não planeja retirar a empresa da Bolsa e que a oferta não levará a nenhum corte de emprego.

O setor de bebidas alcoólicas da França está sob pressão devido às tarifas chinesas sobre o conhaque e outras bebidas fabricadas na Europa e à desaceleração das vendas na China, levando empresas como a Hennessy, de propriedade da LVMH, a considerar o engarrafamento de alguns de seus produtos na China.

A Verallia realiza a maior parte de suas vendas na Europa, incluindo o engarrafamento de conhaque na França. “Em um ambiente complexo, o objetivo da BWGI é reforçar a estabilidade da Verallia”, disse a holding em comunicado.

A engarrafadora disse que criou um comitê ad hoc para avaliar a oferta e que vai discutir com a BWGI nas próximas semanas.

“O conselho de administração se reunirá para emitir seu parecer fundamentado sobre a oferta, após analisar o relatório do especialista independente e as recomendações do comitê ad hoc”, acrescentou.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS