RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Federação internacional da natação anuncia categoria aberta para atletas transgêneros

A World Aquatics, entidade internacional que regula a natação, anunciou nesta quinta-feira (3) a criação de uma “categoria aberta” para incluir atletas transgêneros.

Desde o ano passado, a natação foi uma das modalidades que baniram competidores trans de eventos relevantes, como campeonatos mundiais. A proibição afetava, sobretudo, mulheres trans que passaram pela transição após os 12 anos.

Em março de 2022, a norte-americana Lia Thomas ajudou a promover o debate em torno do assunto após vencer a prova dos 500 metros livre no campeonato da NCAA, entidade responsável por organizar os principais programas de esporte universitário dos Estados Unidos.

Thomas se tornou a primeira mulher trans a conquistar um título nacional na modalidade.

Nesta quinta, mesmo sem dar detalhes sobre a nova categoria, Husain Al-Massallam, presidente da World Aquatics, afirmou que a natação “deve ser aberta a todos”.

“É um assunto muito complexo”, disse ele”. “Mas tenho o prazer de falar que estamos planejando a primeira prova de categoria aberta e esperamos confirmar, em breve, os detalhes. O nosso esporte deve ser aberto a todos.”

O dirigente comentou, ainda, sobre a importância de proteger a realização de competições justas para atletas femininas sem “haver discriminação”, afirmou Al-Massallam. “Ninguém deve ser excluído de nossas competições.”

Redação

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS