RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fenômeno ‘efeito cebola’ define tempo em SP e outras regiões

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O tempo em estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste será marcado pelo chamado “efeito cebola”. Entenda o que é e como serão os próximos dias.

Próximos dias serão marcados por grande amplitude térmica em São Paulo. A diferença entre as temperaturas mínimas e as máximas deve ser marcante, exigindo roupas quentes durante a noite e no início da manhã, mas fazendo muita gente tirar os casacos -perdendo camadas, como uma cebola- no meio do dia e durante a tarde.

Temperaturas vão de 16°C a 26°C. Veja temperaturas na capital para a semana: segunda-feira: entre 16ºC e 21ºC; terça-feira: entre 16ºC e 26ºC; quarta-feira: entre 18ºC e 26ºC; quinta-feira: entre 18ºC e 24ºC; sexta-feira: entre 18ºC e 25ºC.

Temperatura sobe esta semana após recordes de frio. A grande massa de ar polar que avançou sobre o centro-sul do Brasil no fim de semana rendeu as mais baixas temperaturas do ano na região -e a primeira negativa de 2025, com Urupema (SC) registrando -0,2ºC. No entanto, a massa de ar polar já está de partida, o que vai permitir as tardes mais quentes, com madrugadas amenas ou frias no Sul e Sudeste, segundo a Climatempo.

Norte e litoral da Bahia verão temporais hoje. Chuva intensa é resultado da chegada de uma frente fria à Bahia e da formação da Zona de Convergência Intertropical, que espalha nuvens carregadas pela região. As pancadas mais intensas serão vistas no litoral do estado, assim como do Maranhão. Além disso, o interior do Maranhão, o norte do Piauí e do Ceará também terão chuvas moderadas a fortes. Toda a região Norte também será afetada.

Sul também está em alerta para tempestades e pancadas de chuva intensas. É preciso atenção no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Já no Sudeste, chuvas moderadas a fortes atingirão apenas o oeste de São Paulo e a divisa do estado com o Paraná.

No Centro-Oeste, o alerta para temporais vale para a fronteira do Mato Grosso com a Bolívia, assim como o seu extremo norte. Nas demais áreas do estado, no sul de Goiás e no Mato Grosso do Sul, as pancadas devem ser moderadas a fortes.

Chuvas devem durar até quinta em diversas regiões do país. No entanto, elas perdem intensidade nos próximos dias.

Frio deve voltar ainda em abril. A previsão é de que, até o fim do mês, outras duas ou três massas de ar frio de origem polar fortes passem sobre o Brasil, causando quedas de temperatura marcantes, ainda de acordo com a Climatempo.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.