SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Festival de Berlim anunciou parte de sua programação para 2025 nesta terça-feira (17). Entre os filmes revelados, o evento cinematográfico traz dois longas brasileiros: “A Natureza das Coisas Invisíveis”, da diretora Rafaela Camelo, e “Ato Noturno”, dos cineastas Marcio Reolon e Filipe Matzembacher.
Escolhido para a mostra Generation, que apresenta filmes voltados ao público infanto-juvenil, “A Natureza das Coisas Invisíveis” marca a volta de Camelo ao festival dois anos após a exibição do seu curta-metragem, co-dirigido com Emanuel Lavor, “As Miçangas”. O longa segue duas meninas de 10 anos que passam as suas férias em um hospital.
Por sua vez, o suspense erótico “Ato Noturno” fará parte da mostra Panorama, focada em filmes que discutem temáticas queer.
O filme marca a terceira participação de Reolon e Matzembacher no festival, onde já apresentaram os longas “Beira-Mar”, em 2015, e “Tinta Bruta”, também integrante da Panorama, em 2018. A trama segue o relacionamento entre um ator e um político que descobrem um fetiche em comum: transar em lugares públicos.
A 75ª edição do Festival de Berlim está prevista para os dias 13 e 23 de fevereiro. Novos filmes da programação devem ser revelados em breve. “The Light”, do alemão Tom Tykwer, abrirá o evento.
Redação / Folhapress