RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Festival de economia criativa reúne empreendedores com deficiência e doenças raras

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A primeira edição do Divecon (Festival de Economia Criativa de pessoas com deficiências e raros) será realizada neste sábado (19) em Osasco (Grande São Paulo), com palestras, oficinas e exposição do trabalho de 20 microempreendedores locais. A programação gratuita inclui um pocket show com o cantor e multi-instrumentista Douglas Dôdi.

A organizadora do festival, Cristiane Mayworm, diz que, apesar de o Brasil ter leis para que pessoas com deficiência sejam integradas no mercado de trabalho formal, as políticas públicas ainda são insuficientes para absorver talentos. “O microempreendedorismo criativo e cultural é uma oportunidade de extravasar talentos e construir independência econômica e autonomia”, afirma.

O país tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência com dois anos ou mais, segundo a Pnad Contínua 2022, feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O nível de ocupação das pessoas com deficiência é de 26,6%, ante 60,7% da população brasileira como um todo.

Mayworm é mãe atípica de um jovem autista, Victor Hugo, 23, que teve diagnóstico tardio, em 2012. “Tenho muito orgulho desse festival porque ele coloca as pessoas com deficiência e raros como protagonistas de suas vidas.”

Uma das expositoras é Elen Rocha Souto, 20, que tem uma lojinha e criou o projeto solidário Psiquê, que ensina crianças carentes, com deficiência e adultos a fazerem pulseiras e colares de miçangas.

Elen conta que o projeto nasceu em 2022, quando enfrentava depressão profunda. “Hoje faço ações solidárias e 10% do dinheiro que ganho na lojinha é destinado ao projeto”, diz.

Diagnosticada com líquen plano, uma doença autoimune, ela utiliza cadeira de rodas devido a lesões e fortes dores que sente.

A falta de representatividade inspirou Grace Santos, 44, a criar, em 2017, uma marca que desse espaço aos corpos diversos, a Encantiê Concept. Em 2022, ela recebeu o diagnóstico de artrite reumatoide, uma doença autoimune. Um ano depois veio o diagnóstico de síndrome anti-sintetase, doença rara e sem cura.

Grace acredita que a moda inclusiva tem o poder de elevar a autoestima de pessoas com deficiência. “Quando mostro um corpo com deficiência, o mundo descobre que também há pessoas com deficiência por trás da produção.”

É possível acompanhar mais histórias pelo site do festival, que é realizado pela Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, além de contar com o apoio da Prefeitura de Osasco.

PROGRAMAÇÃO

Das 11h às 12h30: Palestra sobre economia criativa para o empreendedorismo feminino, com Grace Silva Santos Mori

Mulher preta, empreendedora social, diagnosticada com uma doença rara, a síndrome antissintetase. Formada Tecnóloga em RH, Economia e Moda Inclusiva. Grace Silva Santos Mori fez o figurino de “Lisbela e o Prisioneiro”, que contou com pessoas com Síndrome de Down/T21 no elenco, em parceria com o Instituto Movimentarte.

Das 14h às 16h: Oficina de gastronomia – compotas em conserva, com Eneida Mara Bettoni

Advogada, bancária, mulher aposentada com epilepsia, ensinará uma forma criativa para geração de renda familiar com a confecção e o comércio de compotas de legumes.

Das 16h às 18h: Oficina de confecção de colares e pulseiras, com Giovanna Massera

Mulher preta, com lúpus e síndrome de Cushing (condição rara), é produtora de moda desde 2023, modelo inclusiva e criadora de conteúdo. Ela atuou como stylist da ex-BBB Raquele Cardozo.

Das 19h às 20h: Palestra e pocket show musical com Douglas Jericó – Dôdi

Músico, cantor, compositor e multi-instrumentista Douglas Dôdi é tetraplégico e palestrante motivacional.

SERVIÇO DIVECON

– Data: 19/10 (sábado), das 11h às 20h

– Local: Escola de Artes César Antônio Salvi (r. Tenente Avelar Píres de Azevedo, 360, centro, Osasco, Grande SP)

– Entrada gratuita

– Local com acessibilidade: intérpretes de Libras e monitores especializados em atendimento a pessoas com deficiência e raros

HAVOLENE VALINHOS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS