RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Festival grátis de cinema negro começa neste sábado com sessão ao ar livre de ‘Ernest Cole’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, São Paulo recebe mais uma mostra de filmes temática e totalmente gratuita. A partir de sábado (9), começa o festival negro de cinema Nicho Novembro.

A 6ª edição do evento apresenta 12 filmes produzidos por cineastas negros, entre títulos novos e antigos. Todas as sessões acontecem no Centro Cultural São Paulo e, para assistir a um filme, é preciso retirar ingresso na bilheteria uma hora antes da exibição. Os títulos são apresentados sempre às 19h, com reprises no dia seguinte, às 17h.

O evento começa às com uma sessão ao ar livre do longa “Ernest Cole: Achados e Perdidos”, de Raoul Peck, que ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes deste ano. A obra homenageia o fotógrafo sulafricano que registoru as injustiças do apartheid e, por isso, foi exilado de seu país.

Fora este, todos os outros filmes que integram a programação do festival são de cineastas brasileiros. Na lista, estão duas obras de Rogério de Moura, em homenagem ao diretor que faleceu este ano: o curta “A Revolta do Videotape”, de 1999, e o longa “Bom Dia, Eternidade”, de 2006, estrelado por Zezé Motta, João Acaiabe e Antonio Pitanga.

Outras obras de destaque são o filme “Othelo, o Grande”, de Lucas H. Rossi, e “Um É Pouco, Dois É Bom”, nas telonas. Entre os títulos produzidos neste ano, estão “Meu Amigo Pedro Mixtape”, de Lincoln Péricles, “À Noite Todos os Gatos São Pardos”, de Matheus Moura, e “A Velhice Ilumina o Vento”, de Juliana Segóvia.

A programação do festival negro de cinema também ocupa o Instituto Moreira Salles com encontros voltados ao mercado cinematográfico. Nos dias 15 e 16, há painéis abertos ao público que permitem ouvir profissionais falarem sobre o processo de construção de suas obras a partir das 14h.

Participam do primeiro dia de painel a francesa Laurence Lascary, produtora do filme sobre Ernest Cole, e do segundo, a atriz e diretora Grace Passô, além de Julia Alves e Lucas H. Rossi. Para assistir aos debates, é preciso retirar uma semana As senhas serão distribuídas a partir das 13h no hall de entrada do 3° andar.

FESTIVAL NEGRO DE CINEMA NICHO NOVEMBRO

Quando De 9 a 16/11

Onde CCSP – r. Vergueiro, 1.000, Liberdade, região central. IMS – av. Paulista, 2.424, Bela Vista, região central

Preço Grátis

Programação centrocultural.sp.gov.br

BÁRBARA GIOVANI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS