SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O filme “Ainda Estou Aqui” terá pré-estreia no México na semana que vem, em 6 de fevereiro. A chegada da produção brasileira ao país ocorre em meio às polêmicas que lá existem acerca do filme “Emilia Pérez”, também indicado ao Oscar e rival de “Ainda Estou Aqui” nas categorias filme internacional, atriz e melhor filme.
Parte dos mexicanos vêm dizendo nas redes sociais que “Emilia Pérez” banaliza questões como a imigração no país, o narcotráfico e a transição de gênero. Pessoas que viram o filme chamam a representação do país de estereotipada e reclamam de “falta de autenticidade cultural”.
“Emilia Pérez” é francês, mas falado em espanhol, com personagens mexicanas interpretadas por atrizes americanas, o que também gerou incômodo no país. Centenas de pessoas que foram ver o longa em salas da Cinépolis pediram reembolso do valor do ingresso, assegurado pela rede em alguns casos.
A protagonista é Karla Sofía Gascón, que foi criticada nas redes sociais após dizer à Folha que pessoas que trabalham no ambiente de Fernanda Torres, a protagonista de “Ainda Estou Aqui”, falam mal dela e de “Emilia Pérez”, sugerindo que isso atrapalha sua campanha em direção ao Oscar. Ela concorre com Torres à estatueta de melhor atriz.
Redação / Folhapress