RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fim de semana em São Paulo terá temperaturas de 13°C de manhã e 27°C à tarde

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O fim de semana na região metropolitana de São Paulo será típico de outono, com madrugadas frias, formação de névoa úmida e nevoeiro ao amanhecer e muito sol entre o fim da manhã e a tarde.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, uma massa de ar seco é o responsável por esse cenário nos próximos dias, garantindo dias ensolarados com predomínio de sol entre poucas nuvens. E sem chuva.

Esta sexta-feira (7), por exemplo, deve ter condição atmosférica semelhante à observada nesta quinta (6), com mínima de 13°C e névoa úmida entre o fim da madrugada e o início da manhã. Até o final da manhã a nebulosidade se dissipa e o Sol passa a predominar, proporcionando a elevação da temperatura. A máxima nesta quinta foi de 25,4°C, com os menores índices de umidade do ar ao redor dos 35%, de acordo com o CGE.

Já no final de semana o paulistano terá muito sol, sem previsão de chuva. Nos dois dias, as madrugadas manterão os termômetros em torno dos 13°C, com probabilidade de nevoeiro. Assim que a névoa sumir, o Sol aparecerá entre poucas nuvens e a temperatura máxima prevista pode chegar a 27°C, com taxas mínimas de umidade do ar próximas aos 40%.

“Essa névoa é o resultado do resfriamento da madrugada, quando temos a perda da energia radiativa do Sol. Como tem poucas nuvens, isso resulta na formação dessas gotículas suspensas que geram a nebulosidade, principalmente, entre a madrugada e o início da manhã. O Sol aquece e o próprio aquecimento do ar dispersa a névoa”, explica Thomaz Garcia, meteorologista do CGE.

Na Baixada Santista e no litoral norte, já sem a influência da frente fria que passou pelo oceano no início da semana, a região deve ter temperaturas um pouco mais elevadas que a capital, com as mínimas entre 19°C e 20°C e as máximas entre 26°C e 27°C. O céu ficará ensolarado, com poucas nuvens, e sem chuva.

Já no interior do estado, onde a massa de ar seco está mais forte, o calor será ainda mais intenso, com os termômetros marcando 33°C nos horários mais quentes em Araçatuba, 32°C em Presidente Prudente, 31°C em São José do Rio Preto, 30°C em Ribeirão Preto e Bauru, 29°C em Campinas e 28°C em Franca.

Além do calor, essas regiões também devem enfrentar baixa umidade do ar, problema que atinge toda a região Centro-Oeste e partes de Minas Gerais e de São Paulo. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo potencial à saúde para essa faixa, indicando que a taxa de umidade deve ficar entre 30% e 20%, nível de atenção. A OMS (Organização Mundial da Saúde) informa que a umidade abaixo de 60% já é prejudicial à população.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.