SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após a passagem da frente fria, a região metropolitana de São Paulo continua a sentir nos próximos dias o efeito da massa de ar polar que derrubou as temperaturas de grande parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.
Esta sexta-feira (30) deve ser o dia mais frio da semana, com temperatura mínima entre 9°C e 10°C no início da manhã na capital paulista. A previsão anterior do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) indicava que a mínima poderia chegar a 7°C, mas o dado foi atualizado com uma leve elevação.
Durante o dia, o céu deve se manter limpo, sem nuvens, o que fará com que a luz do sol eleve um pouco a temperatura até a máxima de 20°C. Não há previsão de chuva.
Nesta quinta (29), a temperatura mínima registrada na capital foi 12,4°C, na estação automática do Mirante de Santana. O recorde anterior em 2025 era de 13,3°C, no dia 15 de maio. Nesta sexta, a expectativa é de novo recorde.
No sábado (31), o dia deve ser muito parecido com o anterior, com destaque para o sol entre poucas nuvens. A madrugada ainda deve ter temperatura de 10°C, mas durante a tarde a máxima pode subir até a casa dos 25°C. À noite aumenta a nebulosidade, mas também sem chuva.
Já no domingo (1º) a previsão é de que a temperatura mínima fique nos 12°C nas primeiras horas, enquanto a máxima subirá novamente para os 25°C. Nesse dia, a previsão é de muitas nuvens no céu, mas sem provocar precipitação.
Nesses dias, o governo estadual manterá em funcionamento o abrigo temporário na estação Pedro 2º da linha 3-vermelha do Metrô, batizado de Abrigo Solidário. A estrutura funcionará até domingo das 19h às 8h, com capacidade para cem pessoas.
A prefeitura também manterá a estrutura das tendas da Operação Baixas Temperaturas, que é acionada sempre que a temperatura ou sensação térmica atinge 13°C ou menos.
São dez tendas em pontos estratégicos da capital, com funcionamento das 18h à 0h. Nos locais, haverá distribuição de sopa, pão, chocolate quente, chá, água, cobertores e encaminhamento para a rede socioassistencial. Cada tenda contará com ambulância e equipe médica.
O Inmet também revisou a previsão para outras regiões do estado de São Paulo, baixando um pouco a temperatura principalmente da região oeste.
REGIÃO SUL DEVE ENFRENTAR GEADA APÓS A NEVE
Cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina registraram a queda de flocos de neve na madrugada desta quinta-feira (29), além da chuva congelada. Para esta sexta, a previsão é de geada em praticamente toda a região Sul, além do centro-sul de Mato Grosso do Sul e centro-oeste de São Paulo, além da serra da Mantiqueira, onde fica Campos do Jordão.
O alerta de ressaca também se mantém desde Chuí (RS) a Florianópolis (SC), com ondas entre 2,5 e 4 metros.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress
