SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma frente fria de fraca intensidade passa nesta sexta-feira (27) próximo ao litoral paulista e deve deixar o tempo instável na faixa litorânea, vale do Ribeira e na região metropolitana de São Paulo.
Assim, a previsão dos institutos de meteorologia indica que o céu deve ficar parcialmente nublado e pode chover desde a manhã nessas localidades.
De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a capital pode ter chuvas isoladas durante a tarde e chuviscos no período noturno. Não há, porém, previsão de temporal ou ventania.
Em relação à temperatura, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que o sol até deve aparece em alguns momentos entre nuvens, mas as temperaturas devem variar entre mínimas de 14°C de manhã e máximas de 24°C à tarde.
Já a Climatempo alerta que as cidades do sudoeste do estado, como Botucatu, Itapetininga, Avaré, Tatuí, Piedade e Sorocaba, podem receber alguns temporais isolados nesta sexta. No litoral sul e na região do Vale do Ribeira, os ventos podem ocorrer independentemente da chuva, com rajadas variando entre 40 e 50 km/h até o final do dia, destaca o instituto.
O sábado (28) ainda deve começar com muita nebulosidade e chuviscos isolados no extremo sul da Grande São Paulo, mas o sol retorna entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas no decorrer do dia. Isso ocorre porque a frente fria já se distanciará do continente, diminuindo sua influência no clima da região.
O Inmet prevê que as temperaturas mínimas devem oscilar em torno dos 14°C e as máximas podem chegar aos 25°C, enquanto os índices de umidade devem permanecer acima dos 50%.
Já no domingo (29), o tempo deve ficar aberto todo o dia, com poucas nuvens no céu e sem previsão de chuva na capital paulista. Os termômetros também devem mostrar temperaturas agradáveis, com mínima prevista de 16°C e máxima de 27°C, um cenário ideal para eventos a céu aberto, como em parques.
A Climatempo pede atenção às cidades do noroeste e norte paulista mais próximas ao estado de Minas Gerais, como Barretos, Ribeirão, São José do Rio Preto e Fernandópolis, que podem registrar baixos índices de umidade relativa do ar na tarde do domingo, com valores em torno de 40 a 30%.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), índice abaixo dos 60% de umidade já é prejudicial à saúde humana, principalmente, para quem tem problemas respiratórios, crianças e idosos.
CHUVA INTENSA DEVE CONTINUAR NA REGIÃO SUL
Se o frio e a chuva devem dar uma trégua no estado de São Paulo neste fim de semana, o mesmo não é esperado na região Sul, onde outra frente fria já atua, provocando tempestades em algumas regiões e chuvas intensas em outras.
O Inmet, por exemplo, mantém um alerta laranja, com precipitação entre 50 e 100 mm por dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h, para uma faixa que pega quase todo o estado do Paraná (menos o norte) e o sudoeste do Mato Grosso do Sul.
Já a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta quinta-feira (26/6) um alerta para chuvas fortes e intensas, acompanhadas de raios e temporais entre a noite de sábado (28) e o início da manhã do domingo (29). A maior parte da chuva prevista deve ocorrer em 12 horas.
Os acumulados de chuva esperados variam entre 50 mm e 90 mm nas regiões noroeste, norte, serra, metropolitana de Porto Alegre, vales e litoral norte do estado, podendo superar 100 mm em alguns locais, especialmente durante a noite. Nas demais regiões, os volumes de chuva ficam entre 10 mm e 40 mm. Também há um risco baixo de temporais com granizo e de rajadas de vento acima de 70 km/h associadas às instabilidades no noroeste e no norte do estado, destaca o aviso.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress
