RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fim de semana terá temperatura agradável em SP; deve chover nesta sexta (27)

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma frente fria de fraca intensidade passa nesta sexta-feira (27) próximo ao litoral paulista e deve deixar o tempo instável na faixa litorânea, vale do Ribeira e na região metropolitana de São Paulo.

Assim, a previsão dos institutos de meteorologia indica que o céu deve ficar parcialmente nublado e pode chover desde a manhã nessas localidades.

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, a capital pode ter chuvas isoladas durante a tarde e chuviscos no período noturno. Não há, porém, previsão de temporal ou ventania.

Em relação à temperatura, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que o sol até deve aparece em alguns momentos entre nuvens, mas as temperaturas devem variar entre mínimas de 14°C de manhã e máximas de 24°C à tarde.

Já a Climatempo alerta que as cidades do sudoeste do estado, como Botucatu, Itapetininga, Avaré, Tatuí, Piedade e Sorocaba, podem receber alguns temporais isolados nesta sexta. No litoral sul e na região do Vale do Ribeira, os ventos podem ocorrer independentemente da chuva, com rajadas variando entre 40 e 50 km/h até o final do dia, destaca o instituto.

O sábado (28) ainda deve começar com muita nebulosidade e chuviscos isolados no extremo sul da Grande São Paulo, mas o sol retorna entre nuvens e favorece a gradativa elevação das temperaturas no decorrer do dia. Isso ocorre porque a frente fria já se distanciará do continente, diminuindo sua influência no clima da região.

O Inmet prevê que as temperaturas mínimas devem oscilar em torno dos 14°C e as máximas podem chegar aos 25°C, enquanto os índices de umidade devem permanecer acima dos 50%.

Já no domingo (29), o tempo deve ficar aberto todo o dia, com poucas nuvens no céu e sem previsão de chuva na capital paulista. Os termômetros também devem mostrar temperaturas agradáveis, com mínima prevista de 16°C e máxima de 27°C, um cenário ideal para eventos a céu aberto, como em parques.

A Climatempo pede atenção às cidades do noroeste e norte paulista mais próximas ao estado de Minas Gerais, como Barretos, Ribeirão, São José do Rio Preto e Fernandópolis, que podem registrar baixos índices de umidade relativa do ar na tarde do domingo, com valores em torno de 40 a 30%.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), índice abaixo dos 60% de umidade já é prejudicial à saúde humana, principalmente, para quem tem problemas respiratórios, crianças e idosos.

CHUVA INTENSA DEVE CONTINUAR NA REGIÃO SUL

Se o frio e a chuva devem dar uma trégua no estado de São Paulo neste fim de semana, o mesmo não é esperado na região Sul, onde outra frente fria já atua, provocando tempestades em algumas regiões e chuvas intensas em outras.

O Inmet, por exemplo, mantém um alerta laranja, com precipitação entre 50 e 100 mm por dia e ventos intensos entre 60 e 100 km/h, para uma faixa que pega quase todo o estado do Paraná (menos o norte) e o sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Já a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu nesta quinta-feira (26/6) um alerta para chuvas fortes e intensas, acompanhadas de raios e temporais entre a noite de sábado (28) e o início da manhã do domingo (29). A maior parte da chuva prevista deve ocorrer em 12 horas.

Os acumulados de chuva esperados variam entre 50 mm e 90 mm nas regiões noroeste, norte, serra, metropolitana de Porto Alegre, vales e litoral norte do estado, podendo superar 100 mm em alguns locais, especialmente durante a noite. Nas demais regiões, os volumes de chuva ficam entre 10 mm e 40 mm. Também há um risco baixo de temporais com granizo e de rajadas de vento acima de 70 km/h associadas às instabilidades no noroeste e no norte do estado, destaca o aviso.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.