SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nesta terça-feira (15), serão leiloadas dezenas de fitas com gravações antigas do músico Jimi Hendrix, entre as quais se destacam materiais nunca ouvidos antes, com caligrafias escritas à mão pelo próprio artista. O leilão será realizada pela Propstore, loja especializada em memorabilia de música, televisão e cinema, em Londres, na Inglaterra.
Na coleção, estão presentes mais de 50 fitas raras, com gravações master -versão final de uma música após diversos processos de produção e finalização do material, pronto para ser comercializado- das músicas de Hendrix, incluindo versões nunca ouvidas de “Little Miss Lover”, “Stone Free” e “Up From the Skies”.
Segundo o jornal The Guardian, as versões são “muito diferentes em som e duração” daquelas conhecidas pelo público. Por conta disso, existe a expectativa de que apenas a fita com todas essas versões inéditas seja vendida por £ 200 mil, equivalente à cerca de R$ 1,5 milhão.
Entre outros itens, estão inclusas contas pagas por Hendrix a um médico da Harley Street, em Londres, uma nota de despejo de sua gravadora do apartamento do músico Ringo Starr, dos Beatles, seu primeiro contrato com a sua banda, “The Jimi Hendrix Experience” e demais documentos pessoais.
O acervo está à venda por Patricia “Trixie” Sullivan, assistente pessoal do empresário do cantor, Mike Jeffery, de 1966 a 1973. Ela preservou o acervo mantido por Jeffery em seu escritório desde a morte do chefe. Três colecionadores viajaram dos Estados Unidos e da Europa continental para examinar os itens do leilão, dada a importância do acervo, enquanto três produtoras analisaram o material para possível uso em documentários e filmes a serem feitos sobre Hendrix.
Redação / Folhapress