RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Com um emocionante gol aos 48 minutos do segundo tempo marcado por Felipe Teresa, o Flamengo venceu o Olympiacos de virada, no Maracanã, por 2 a 1, e sagrou-se campeão mundial sub-20, para explosão dos mais de 31 mil torcedores no Maracanã. O outro gol rubro-negro foi feito por Caio Garcia. Liatsikouras fez para os gregos.
Heroi do jogo. Felipe Teresa entrou aos 20 minutos do segundo tempo, no lugar de Guilherme, para fazer o gol do título.
Filipe Luis campeão mundial. Ex-jogador do Flamengo, o ex-lateral esquerdo Filipe Luis foi o técnico da equipe rubro-negra. É seu primeiro título na categoria sub-20.
Lorran fora. Considerado uma das principais joias da base rubro-negra, Lorran ficou fora da decisão deste sábado. A comissão técnica do profissional relacionou o meia para a partida deste domingo, contra o Red Bull Bragantino, às 20h, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro.
Próximos torneios. A equipe sub-20 ainda está disputando mais dois campeonatos na temporada: o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
O JOGO
O Flamengo iniciou o jogo imprimindo mais volume de jogo. Em contrapartida, cedia muito espaços no sistema defensivo e foi por ali que o Olympiacos explorou bons contra-ataques, criando chances de gol, principalmente pelos pés do camisa 10 Papakanellos. O Rubro-Negro, por sua vez, ficou mais dependente do talento de Matheus Gonçalves, que fez boas jogadas e também proporcionou boas oportunidades. No fim, o primeiro tempo foi equilibrado.
Na etapa iniciou o Flamengo entrou disperso e os gregos aproveitaram abrindo o placar logo aos nove minutos. O gol deixou os jovens rubro-negros nervosos e eles passaram a errar muitas jogadas, causando irritação na torcida. Aos poucos, porém, o Fla passou a se acalmar, botar a bola no chão e começou a controlar a partida. As chances foram aparecendo e, aos 27, Caio Garcia deixou tudo igual, fazendo o Maracanã explodir. Aos 48, para delírio da torcida, o Flamengo virou com gol de Felipe Teresa.
GOLS E LANCES
Que perigo! Logo aos seis minutos do primeiro tempo, Pnevmonidis recebeu lançamento na grande área, foi ao fundo e cruzou no meio para Papakanellos que, já dentro da pequena área, chutou em cima do goleiro Dyogo e a bola passou perto da linha que divide o gol.
Quase um golaço do Fla! – Matheus Gonçalves aplicou uma caneta no marcador pela direita, driblou mais um, invadiu a área e chutou colocado no ângulo. A bola passou perto do travessão. Seria um golaço!
Gol do Olympiacos! Aos nove minutos do segundo tempo, o Olympiacos lançou uma bola para a área e, após um bate e rebate na defesa, a bola sobrou para o volante Liatsikouras, que empurrou para o fundo da rede.
Flamengo empata! O Flamengo chegou ao empate aos 27 minutos do segundo tempo, quando Matheus Gonçalves tocou para Wallace Yan livre na área, o atacante chutou rasteiro, o goleiro Botis deu rebote e Caio Garcia chegou finalizando para o gol.
O gol do título Jean Carlos recebeu de Adriel na ponta e cruzou para Wallace Yan. O atacante rolou para a pequena área e Felipe Teresa completou para o gol.
FLAMENGO 2 X 1 OLYMPIACOS
FLAMENGO
Dyogo Alves, Daniel Sales (Da Mata), Iago, João Victor e Zé Welinton (Jean Carlos); João Alves (Caio Garcia), Guilherme (Felipe Teresa), Rayan Lucas; Matheus Gonçalves, Shola (Adriel) e Wallace Yan. Técnico: Filipe Luís.
OLYMPIAKOS
Botis, Dama, Koutisidis e Prekates; Liatsikouras, Bakoulas, Mouzakitis e Alafakis; Papakanellos, Pnenvmonidis e Kostoulas. Técnico: Silaidopoulos.
Estádio: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Juiz: Yender Herrera (VEN)
Auxiliares: Alberto Ponte (VEN) e Migdalia Rodriguez (VEN)
VAR: Carlos Urbe (EQU)
Cartões amarelos: Bakoulas (OLY)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Liatsikouras, aos 9 minutos do segundo tempo (OLY); Caio Garcia, aos 27 minutos do segundo tempo (FLA); Felipe Teresa, aos 48 minutos do segundo tempo (FLA)
BRUNO BRAZ / Folhapress