RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

FMI eleva previsão de crescimento do Brasil para 2,3% em 2025

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O FMI (Fundo Monetário Internacional) aumentou a previsão de crescimento do Brasil neste ano para 2,3%, de acordo com comunicado divulgado pelo órgão nesta terça-feira (3). A projeção anterior, feita em abril, era de uma expansão de 2% para este ano.

A estimativa foi feita após discussões com autoridades brasileiras e outras autoridades entre 20 de maio e 2 de junho, disse o comunicado.

A economia brasileira cresceu esse 1,4% na comparação com os três meses finais de 2024, de acordo com dados divulgados na última sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O resultado foi puxado pela recuperação da safra agrícola no início de 2025. A atividade teve alta de 12,2% ante o quarto trimestre de 2024.

Em nota sobre o desempenho, a SPE (Secretaria de Políticas Econômicas), do Ministério da Fazenda, afirmou que a alta de 1,4% verificada nos primeiros meses deste ano foi aquém da expectativa do governo, que projetava 1,6%.

Na nota, a SPE disse que os próximos meses não deverão ser de grande crescimento, mas ainda assim manteve sua projeção de alta de 2,4% do PIB neste ano, “considerando a resiliência que vem sendo observada tanto no mercado de trabalho como de crédito”.

No final de abril, o FMI reduziu a previsão de crescimento da maioria dos países depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deflagrar um embate comercial com o mundo.

Em relatório de janeiro, a instituição previa um crescimento global de 3,3% em 2025 e 2026. Após a guerra comercial de Trump, o número foi alterado para 2,8% neste e 3% no próximo. O documento apontou como prioridade restaurar a estabilidade da política comercial.

O Brasil, que antes tinha a perspectiva de crescer 2,2 % em 2025 e em 2026 pelas projeções do Fundo, perdeu 0,2 ponto percentual, e foi fixado em 2% —previsão que foi elevada nesta terça (3).

MATHEUS DOS SANTOS / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS